Proteção que não se dispensa

Os filtros solares devem fazer parte da rotina de cuidados com a pele de pessoas de todas as idades. A função principal é prevenir doenças como o câncer de pele, além de retardar a formação de manchas

Consenso entre dermatologistas, o uso diário do protetor solar é fundamental para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares e prevenir doenças graves, como o câncer de pele; além de evitar o aparecimento de manchas, de rugas e do envelhecimento precoce. Mais do que cosméticos, esses produtos também protegem contra a luz de aparelhos eletrônicos e lâmpadas que podem provocar danos.

Com o passar dos anos, os filtros e protetores solares evoluíram bastante e hoje existe uma gama de produtos que não somente entregam a sua função principal, como também agregam benefícios. Sem falar das diferentes formas de apresentação, aplicação e fator de proteção.

“Os fatores de proteção solar aumentaram consideravelmente, além das apresentações que temos hoje em dia em gel, gel-creme, loções e creme. Desta maneira, podemos personalizar a prescrição do filtro solar para cada tipo de pele e para cada patologia que o paciente apresenta. Outra vantagem na evolução dos filtros solares é a proteção contra os raios ultravioleta do tipo A (UVA), que antigamente nem existia e agora é obrigatória para os filtros solares vendidos no Brasil”, comenta a dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Viviane Scarpa.

Segundo ela, os filtros solares com cor e com vários tons diferentes de cores, e aqueles que se adaptam ao tom de pele também são uma evolução que merece destaque.

“Os filtros solares com cor protegem mais do que aqueles que não contemplam esse benefício. Outra vantagem atualmente é que muitos filtros possuem, além do fator de proteção, outros ativos, como, por exemplo, os ativos antioxidantes e clareadores na composição; ou os filtros que possuem ativos que tratam as queratoses actínicas (lesões pré-malignas)”, destaca.

Mais acessíveis e eficazes

A evolução dos cosméticos e avanço da nanotecnologia permitiram a produção de protetores solares mais eficazes, baratos e menos agressivos à pele.

“Hoje, vemos novas formulações cosméticas que, além de proteger, ainda hidratam e evitam envelhecimento.

Com a abordagem das novas tecnologias, foi possível evidenciar o importante papel atribuído à nanotecnologia na superação de inconvenientes associados aos fotoprotetores solares. Como resultados, ocorreu o melhoramento da fotossensibilidade, retenção cutânea, do fator de proteção solar e espectro de proteção”, comenta a dermatologista especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com especialização também em Medicina Estética e Medicina do Trabalho, Dra. Ana Maria Pellegrini.

Segundo a médica, a SBD ressalta que para a proteção solar facial, o indicado é usar filtros com Fator de Proteção Solar (FPS) a partir de 30. “Esse valor de FPS é o suficiente para garantir a proteção solar facial diária. Claro que quanto maior o valor do FPS, melhor será a proteção, especialmente em peles mais claras, nas quais recomendamos protetores com FPS a partir de 50”, diz.

Para ela, os produtos atuais além de terem um amplo espectro de proteção UVA e UVB, devem apresentar uma boa cosmética, evitar o ressecamento e a desidratação da pele, além de prevenir a formação dos radicais livres (responsáveis pelo fotoenvelhecimento), com a adição de vitaminas, ativos hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Os ativos que compõem os filtros solares evoluíram tanto nas últimas décadas que, hoje, são capazes de aumentar a adesão dos pacientes a essa necessidade inegociável para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Um exemplo são os filtros solares físicos que, atualmente, não são tão pesados e oleosos como anos atrás e permitem que o paciente faça sua aplicação apenas pelas manhãs e não necessite sua repetição no decorrer do dia”, destaca o dermatologista e professor do Instituto da Pele de São Paulo, Prof. Dr. Danilo S. Talarico.

Foto: Shutterstock
Fonte: Guia da Farmacia

Uma Nova Jornada

Edição 375 - 2024-02-01 Uma Nova Jornada

Essa matéria faz parte da Edição 375 da Revista Guia da Farmácia.