Obesidade leva ao desenvolvimento do diabetes

Com o excesso de peso, o corpo se torna resistente à insulina ou não produz essa substância em quantidade suficiente, causando o diabetes

Diabetes e obesidade são condições de saúde frequentemente interligadas, tanto que a obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Com a proximidade do Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, é um momento de refletir sobre o tema.

“Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue. Dividido entre os tipos 1 e 2, o diabetes tipo 1 é uma condição autoimune onde o corpo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas, já o tipo 2 está relacionado ao estilo de vida e frequentemente associado à obesidade, já que ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, que faz parte do corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês e Nove de Julho e é CEO do Instituto Medicina em Foco.

A obesidade, especialmente a obesidade abdominal, aumenta a resistência à insulina, uma condição em que as células do corpo não respondem adequadamente à insulina.

“Por isso que a obesidade está associada à inflamação crônica, que pode levar a danos nas células beta do pâncreas (produtoras de insulina) e precisa ser tratada”, alerta o Dr. Rodrigo.

Soluções para minimizar os riscos

Para o especialista, existem inúmeras formas de perder peso, mas especialmente pacientes mais graves e com graus mais altos de obesidade, a cirurgia é a única solução que pode evitar não apenas o diabetes, mas outras inúmeras complicações que o excesso de peso pode causar.

Dr. Rodrigo ressalta ainda que o tecido adiposo (gordura) produz hormônios e outras substâncias que podem afetar o metabolismo da glicose e a função insulínica e geram sinais como sede excessiva e fome, urinação frequente, fadiga, visão turva, cicatrização lenta de feridas – todos são considerados sinais do diabetes.

“A obesidade e o diabetes tipo 2 são condições intimamente relacionadas, onde a gestão de peso e um estilo de vida saudável são fundamentais para a prevenção e controle. Intervenções precoces podem ser a única solução para minimizar os riscos e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, finaliza o médico.

Fonte: Dr. Rodrigo Barbosa

Foto: Shutterstock

Leia mais

Puxado pela alta de casos de obesidade no Brasil, mercado de cuidados para diabetes cresce na América Latina

Deixe um comentário