fbpx
PDV

Panorama do farmacêutico no Brasil

Regulamentações que ampliaram o escopo de atuação do farmacêutico fizeram o profissional ganhar destaque no ambiente multidisciplinar da saúde

A proposta mundial para a atuação do farmacêutico é de que ele esteja inserido em uma equipe multiprofissional de saúde, ou seja, que se relacione com o médico e demais profissionais da área. A meta é a qualidade de vida do paciente, portanto, a atuação de cada profissional, em sua área de competência, deve considerar o paciente como foco principal. O farmacêutico deve executar todas as atividades de seu âmbito profissional segundo a legislação do segmento, contribuindo, assim, para as ações em saúde pública e para realizar atividades dirigidas à comunidade na promoção da saúde inseridas no uso racional de medicamentos.

A formação do farmacêutico é centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Veja Mais

Hoje, o Brasil conta com aproximadamente 218.157 farmacêuticos registrados. Cerca de 75% desses profissionais trabalham em farmácias de qualquer natureza; os demais estão divididos principalmente em laboratórios de análises clínicas (8,8%), gestão pública (5,6%), distribuidora de medicamentos (3,5%) e indústria (3,2%). O restante está espalhado por outras áreas.

Para enaltecer esse profissional tão importante para o setor da saúde e também para os pacientes, a Contento Comunicação preparou o E-Book O perfil do farmacêutico no Brasil que aborda a profissão sobre os mais diferentes ângulos, perspectivas e realidades. Confira!


Deixe um comentário