Gostaria de saber como faço para ter o coletor de medicamentos com separação, no qual os clientes podem deixar, na farmácia, produtos que estão vencidos e sem utilização?

Manter uma caixa de medicamentos em casa, a chamada “farmacinha”, é prática comum entre os brasileiros. Quando surgem sintomas corriqueiros, como dor de cabeça, azia ou o mal-estar de gripe, o tratamento está logo ao alcance. Mas é preciso ter organização para que produtos vencidos ou sobras de medicamentos não se acumulem.

A legislação em vigor não dá nenhuma orientação específica, nem à população, nem às empresas privadas, sobre o descarte correto de medicamentos, por isso há muitas dúvidas. Muitas pessoas jogam as sobras ou os produtos vencidos em lixo comum, ou no vaso sanitário, o que prejudica o meio ambiente, com a contaminação do solo, rios e lagos, além da possibilidade de reutilização, problema que deve ser evitado.

Estabelecimentos e prestadores de serviços, que envolvem saúde e lidam com medicamentos, cumprem a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos produzidos por eles, explica o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), além de listar os tipos de medicamentos que, quando descartados, devem ser submetidos a tratamento ou disposição final específicos, sempre que não forem entrar no processo de reutilização, recuperação ou reciclagem. A responsabilidade pela destinação final é sempre do estabelecimento gerador do resíduo.

Por meio de um programa, chamado Descarte Consciente*, as farmácias interessadas podem dispor do equipamento ECOMED, que coleta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos através do coletor de medicamentos. A máquina possui um leitor de código de barras, em que o consumidor pode registrar o tipo de medicamento que está sendo despejado. Depois de registrar o medicamento, o consumidor é orientado a descartar caixa e bula rasgadas em um recipiente, enquanto o comprimido, líquido ou pomada deve ser depositado em um segundo recipiente. Quando a estação coletora chega ao limite de capacidade, o responsável pela gestão da farmácia aciona o programa Descarte Consciente para que o material seja recolhido. Do ponto de venda, o resíduo é encaminhado a locais de incineração e eliminado de maneira segura para o meio ambiente e a população.

Caso a farmácia opte por fazer a coleta de forma independente, é possível; a professora da Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Louise Jeanty de Seixas, dá algumas dicas para que os procedimentos sejam corretos:

  • A farmácia deve receber somente os medicamentos vencidos e as sobras de líquidos e pomadas. 
  • Os medicamentos sólidos, que ainda estão dentro do prazo de validade, podem ser encaminhados diretamente a hospitais ou entidades que trabalham com a redistribuição de medicamentos.
  • Deve existir uma logística para a destinação desses produtos, encaminhando-os a um aterro de resíduos sólidos perigosos licenciado.
  • Definir um local específico para receber os produtos na farmácia, como um coletor de medicamentos fechado, fora do alcance do público.
  • O farmacêutico deve receber os medicamentos a ser descartados, de preferência já sem as embalagens e bulas, e fora dos blisters, que podem ser descartados no lixo reciclável doméstico.
  • Calcular o custo do aterro e do transporte, além dos gastos com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (como luvas e máscaras). 

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida

2 Comentários

  1. Maristela Ferreira de Araújo em

    onde posso encontrar o coletor para deixar disponível aos clientes da farmácia?
    sou de Juquehy litoral norte e gostaria muito de implementar esse serviço para o bairro.

    att. Dra Maristela

Deixe um comentário