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5 dicas para o varejo aumentar as vendas no Dia dos Pais

Uma sugestão é criar conteúdo que esteja relacionado à data comemorativa para atrair pessoas que ainda não pensaram muito no dia

O Dia dos Pais está chegando e com a sua proximidade cresce a expectativa das empresas brasileiras de incrementarem vendas e faturamento.

Juntamente com Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, é uma data importante para o comércio.

Dia dos Pais em números

Para se ter uma ideia, na semana do Dia dos Pais, em 2021, as vendas em shopping centers movimentaram R$ 3,8 bilhões.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), este montante representou um acréscimo de 45,4% em comparação ao mesmo período de 2020, e de 8,3% em relação a 2019, o último ano antes do início da pandemia.

Incrementando as vendas

A perspectiva de incrementar as vendas durante o Dia dos Pais também eleva a preocupação das empresas a respeito de quais ações elas precisam implementar para que a data comemorativa represente, então, verdadeiramente um aquecimento dos negócios.

O palestrante e autor do livro “Máquina de Aquisição de Clientes”, André Siqueira, sugere algumas dicas nesse sentido.

De acordo com ele, a primeira atitude que uma empresa deve tomar é pesquisar em seu histórico quais tipos de produtos mais venderam nesse período nos anos anteriores.

“Após isso, busque colocar os produtos em evidência no seu site ou loja física, criando ofertas especiais para eles, como combos e descontos”, diz.

A segunda dica oferecida por Siqueira é agregar valor, criando algo que vá além do produto em si para entrega.

De acordo com o palestrante, não é preciso ser algo muito elaborado, sendo a simplicidade às vezes mais efetiva.

“Uma embalagem, um cartão ou um frame de papel para fotos, que sejam feitos especialmente para a ocasião e que contem com menções ao relacionamento entre pais e filhos, podem tornar o pacote todo mais chamativo ao apelar para a emoção do cliente”, comenta.

A empresa que pretende vender mais não pode ter sua atenção voltada apenas para produto, deve também focar no cliente.

Desse modo, a terceira recomendação é entrar em contato com as pessoas que compraram seus produtos no Dia dos Pais dos anos anteriores e apresentar as ofertas de 2022.

“A venda tende a ser mais efetiva dessa forma porque quem já conhece a marca e criou uma relação de confiança com a empresa costuma comprar com mais facilidade do que aquele que não é cliente ainda”, explica.

A quarta indicação de Siqueira está, portanto, atrelada ao marketing de conteúdo, ferramenta importante oferecida pela internet para ajudar as empresas a conquistarem clientes e venderem produtos.

Detalhes que fazem a diferença

O palestrante aconselha que as empresas criem textos, vídeos, peças visuais cuja temática esteja, portanto, relacionada à data comemorativa, como, por exemplo, dicas de atividades para o Dia dos Pais.

“Essas dicas podem funcionar como gancho para atrair pessoas que ainda não pensaram muito no dia e para que antigos clientes que desengajaram retomem o contato”, diz.

Pensar com antecipação da data dos Dia dos Pais

Por fim, Siqueira aconselha que as empresas não esperem chegar na véspera do Dia dos Pais para, então, implementarem as ações sugeridas por ele.

“Comece a fazer tudo isso agora. Quanto mais antecedência na promoção, maior a chance de conquistar. Quanto mais em cima da data, maior a chance de os presentes já terem sido comprados”, diz.

Fonte:  Palestrante e autor do livro “Máquina de Aquisição de Clientes”, André Siqueira

Foto: Shutterstock

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