5 diferenças entre as vacinas da Pfizer-BioNTech e Moderna

Conheça o que muda na distribuição e no público-alvo entre as vacinas contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech e Moderna

O material das vacinas produzido pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna possuem muitas semelhanças quanto ao mecanismo de ação no corpo humano: ambas utilizam mRNA agindo no corpo com agilidade para que o sistema imunológico seja avisado e se proteja contra um novo invasor.

Contudo, vale lembrar alguns pontos diferentes das vacinas Pfizer BioNTech e Moderna que se pode encontrar, principalmente, quando se fala de distribuição e público-alvo.

Confira as 5 principais diferenças entre as duas:

1. Idade

Nem todo mundo poderá se vacinar, em um primeiro momento. A vacina produzida por Pfizer-BioNTech visa os maiores de 18 anos, enquanto a da Moderna já começou a ser testada no grupo de 12 a 17 anos.

2. O tempo entre as doses

Os dois laboratórios garantem: as vacinas produzidas têm duas doses.

A primeira para preparar o sistema imunológico e a outra para impulsionar a sua resposta, mantendo, assim, o organismo alerta.

Enquanto a Pfizer-BioNTech apresenta uma diferença de 21 dias entre as dosagens, a Moderna tem um tempo um pouco mais longo: 28 dias.

3. Temperatura de armazenamento

A conservação também tem suas diferenças.

Enquanto a Moderna pode ser armazenada em um freezer a -4 Fahrenheit (F), a Pfizer-BioNTech precisa de um repositório a -94 graus, muito mais fria que a Antártida, por exemplo, que registra temperaturas mínimas de até -85 F. Uma diferença de temperatura exige materiais especiais para garantir uma boa conservação sem comprometer a qualidade.

Uma vez retiradas do freezer, as doses da Moderna podem ficar até 30 dias em uma geladeira comum e até 12 horas em temperatura ambiente.

Já as da Pfizer-BioNTech aguentam 5 dias depois do descongelamento profundo.

4. Quantidade de dose da vacina e quantidade de vacinas por pedido

Não muda a eficácia, mas o peso por dose de cada vacina também é diferente, vale dizer.

Enquanto a dose da vacina Pfizer-BioNTech possui 30 microgramas, a Moderna tem 100 microgramas por dose.

E não é qualquer um que pode comprar a vacina. Isso porque há uma quantidade mínima para liberação do pedido e, bom, você já deve imaginar, mas os números também mudam entre os laboratórios.

Pfizer/BioNTech aceitam um pedido de pelo menos 975 doses, e com a Moderna falamos de no mínimo 100.

5. Quantidade de vacinas por recipiente

Para fazer a vacinação, é importante saber quantas doses cada recipiente é capaz de armazenar. Isso porque uma vez aberto, o frasco não poderá ser guardado por muito tempo.

Então, saber quantas vacinas cabem por vidro afeta a distribuição e logística, mas, principalmente, a campanha de vacinação: separando muito bem quantas pessoas devem tomar a dose por dia.

A população mundial não vai poder escolher qual vacina tomar, mas é bom ter no radar as diferenças para acompanhar como os governos e empresas vão administrar os produtos e as campanhas e, claro, notar se terão efeitos colaterais.

Andamento da análise das vacinas contra a Covid-19 na Anvisa

Fonte: Época Negócios

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário