fbpx

Abradilan busca tendências na África do Sul

Viagem técnica identifica inovações do mercado farma no país

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), entidade que reúne 140 empresas distribuidoras de medicamentos, higiene, beleza e nutrição, promoveu mais uma Viagem Técnica Internacional (VTI) para os associados, com o objetivo de buscar experiências e trazer know how dentro do setor. Cerca de 40 associados conheceram de perto o cenário econômico e político local dentro e fora da sala de aula, além das inovações do mercado farma na Cidade do Cabo, África do Sul.

A Abradilan tem investido em VTIs há alguns anos. Segundo a diretora executiva da associação, Maria Cristina Amorim, o grupo já esteve em Milão, Orlando, Toronto, Cidade do México e Lisboa. “As viagens são muito valorizadas pelos participantes pois proporcionam uma visão global do negócio, aprendizagem e troca de experiências em nível internacional, além da possibilidade de perceber tendências que podem chegar ao Brasil”, justifica.

Amplo roteiro

O roteiro da Abradilan na África do Sul foi organizado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Universidade da Cidade do Cabo. A viagem contemplou encontros e apresentações com professores, discussões com autoridades governamentais e executivos sul-africanos, além das visitas a distribuidoras e farmácias daquele país. Durante a programação, o grupo pôde perceber que, embora o momento de negócios no país esteja comprometido, é notável que há mais autonomia e possibilidade de desenvolvimento de negócios.

“A África do Sul é um país no qual o sistema de saúde também é marcado pelo segmento público e privado, assim como no Brasil”, afirma a executiva da Abradilan, acrescentando que a instância de regulação sanitária e econômica foi construída, recentemente, com base em algumas medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Notamos que o empreendedorismo privado no Brasil é muito mais intenso que na África do Sul, o que nos dá mais eficácia na oferta de produtos de saúde à população”, finaliza Cristina.

Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.