Exclusivo: Abradilan possui 30,01% de market share do mercado de distribuição em unidades

Confira a entrevista de Juliano Vinhal, presidente da Abradilan, que fala sobre o market share da instituição

No dia 15 deste mês, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), comemorou 25 anos de mercado, e nomeou o novo conselho diretor da entidade, agora, presidida por Juliano Vinhal.

“É preciso promover uma jornada de fortalecimento e transformação, que sempre foi o foco principal da Abradilan. Assumo o compromisso de conduzir os passos para criar um impacto ainda maior no mercado. Vamos juntos fortalecer os eventos, a universidade corporativa, criando espaços abertos para o conhecimento e a inovação. Essa é a chance de amplificar a voz da Abradilan, solidificar sua posição no mercado e construir mudanças que ressoem em toda a sociedade. Agradeço a cada um de vocês por embarcarem comigo nessa jornada, porque juntos temos o poder de transformar”, celebrou o novo presidente da Abradilan, para a gestão 2023-2025.

Confira a entrevista exclusiva de Vinhal, para o portal do Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – Qual o potencial do mercado Farma de uma forma geral no País? Onde estão as maiores oportunidades e os maiores gargalos?

Juliano Vinhal – Existe uma expectativa muito positiva em função das sinalizações do governo fazer maiores investimentos na área de saúde, como a revitalização do Programa Farmácia Popular, do Programa Mais Médicos em regiões carentes, no incentivo à produção de IFAs pela indústria nacional entre outras iniciativas que se combinadas com questões estruturais que passam pelo  envelhecimento populacional, o aumento da incidência de doenças relacionadas à terceira idade e a recuperação na quantidade de lançamentos e adoção de novas tecnologias podem ser fatores positivos para o crescimento do setor nos próximos anos.

Por outro lado, os maiores gargalos incluem a pressão de custos, os desafios regulatórios e as deficiências de estrutura logística serem limitadores destas expectativas.

Guia – Na sua gestão, de 2023 para 2025, quais serão os seus maiores desafios? Quais as metas da Abradilan neste triênio?

Vinhal – O grande desafio é continuar seguindo uma das mais importantes premissas do nosso Planejamento Estratégicos que é o de apoiar o desenvolvimento do nosso associado em todas as frentes possíveis para que ele faça uma gestão cada vez mais profissionalizada e alinhada com as melhores práticas e que possa extrapolar isto com apoio ao desenvolvimento do varejo independente e associativista.

Guia – Quais as projeções de crescimento da entidade? Onde estarão concentradas as principais apostas?

Vinhal – A Abradilan, como entidade não estabelece projeções de crescimento de vendas, queremos crescer na relevância das nossas relações com os nossos associados e seus clientes, com o mercado, com os órgãos de governo, com os agentes reguladores e entidades do setor. Queremos cada vez mais ser uma voz que influencie, se posiciona e que ajuda a desenvolver a estrutura de saúde no Brasil.

Guia – Entre as classes de produtos distribuídos, quais têm sido destaque em crescimento e quais são as mais promissoras?

Vinhal – Historicamente, a Abradilan cresceu nos mercados de similares e genéricos e certamente precisamos avançar mais em outras franquias de produtos e serviços, acompanhando justamente a necessidade do varejo farmacêutico. Os produtos de prescrição, os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), entre outros são oportunidades para nossos associados. Na verdade, este movimento já acontece em muitas empresas da Abradilan.

Guia – Cada vez os itens de HPC tem mais espaço na cesta do shopper da farmácia. Vocês reparam esse aumento na distribuição também? Acha que é uma tendência que permanecerá?

Vinhal – Sim! Temos acompanhado de perto e como mencionado acima, muitos associados já se posicionam para entender e atender este segmento, que exige uma outra dinâmica de operação logística e comercial.

Guia – Quais são as expectativas em relação à Abradilan Conexão Farma 2024? Há alguma mudança prevista em relação ao evento deste ano?

Vinhal – A de ser um evento ainda mais relevante e integrado a Cadeia Farmacêutica. Queremos ainda mais participação do Varejo Independente de todo o Brasil. Entendemos que criamos neste evento um espaço de conexão e desenvolvimento, que atinge a profundidade e ajuda a construir um modelo de farmácia mais sustentável. Estamos trabalhando forte para termos conteúdo, estrutura, atrações que motivem a participação. Queremos conectar a indústria, a distribuição e o varejo, semear ideias e promover negócios. Já contratamos um espaço maior para renovar a organização e atender esses desafios, vamos ter uma feira confortável, dinâmica e atrativa.

Abradilan comemora 25 anos e elege novo conselho diretor

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Juliano Vinhal

Deixe um comentário