A farmacêutica brasileira Biolab fechou uma parceria exclusiva com a norte-americana Amgen para a comercialização de evolocumabe. O anticorpo monoclonal é indicado para o tratamento de dislipidemia mista e doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida em adultos, hipercolesterolemia familiar heterozigótica e homozigótica de pacientes adultos e pediátricos com dez anos ou mais.
Dessa maneira, então, a expectativa das empresas é potencializar as opções terapêuticas dos cardiologistas e endocrinologistas, proporcionando maior acesso e qualidade de vida aos pacientes.
Com vigência desde agosto de 2022, o acordo também reforça a intensa presença da Biolab na área cardiovascular e sua constante busca em desenvolver, produzir e comercializar produtos inovadores.
A parceria potencializa o uso de evolocumabe, tratamento eficaz para o combate das doenças do coração que atingem cerca de 14 milhões de brasileiros e geram aproximadamente 400 mil mortes por ano, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no País.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a Amgen, pois pacientes e médicos têm agora mais visibilidade sobre outra opção de tratamento para reduzir o colesterol LDL. É o primeiro medicamento biológico (anticorpo monoclonal) de alta tecnologia no Brasil na cardiologia, usado no tratamento de dislipidemias. O produto possui muita sinergia com o portfólio de cardiologia da Biolab, visto que dispomos de uma extensa linha de medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares. Agora, temos um portfólio completo para todas as necessidades no segmento de dislipidemias”, explica o doutor e diretor de Inovação e Novos Negócios da Biolab, José Roberto da Costa Pereira.
Novo tratamento para reduzir o colesterol
“A decisão do acordo comercial visa unir esforços localmente com a Biolab, um parceiro que vem demonstrando objetivos comuns no sentido de expandir ainda mais o conhecimento do impacto das doenças cardiovasculares e da necessidade de estabelecer cada vez mais o que é preconizado nos guidelines das principais sociedades de cardiologia do Brasil e do mundo”, explica o diretor-médico da Amgen, Alejandro Arancibia.
“A Biolab visita mensalmente cerca de 20 mil cardiologistas e endocrinologistas. Com o acordo, passamos a responder por toda a promoção médica, distribuição e suporte aos pacientes. A partir da intensificação do trabalho para disseminar informação sobre produto, alertar os pacientes sobre o risco das dislipidemias e oferecer uma eficaz opção para tratamento, estamos dando mais um passo para reverter o cenário de endemia das doenças cardiovasculares no país, além de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, reforça, então, o CEO da Biolab, Cleiton de Castro Marques.
Farmacêutica Biolab compra canadense Exzell Pharma
Fonte: Biolab Farmacêutica
Foto: Divulgação Biolab Farmacêutica