Anvisa aprova confiança regulatória em registro de medicamentos

Prática, chamada de reliance, é importante para dar agilidade a solicitações e garantir acesso a atendimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quarta-feira (31), por unanimidade, a abertura de um processo regulatório que estabelece temporariamente procedimentos para fins de análise e decisão de petições de registro e pós-registro de medicamentos e de produtos biológicos e suas substâncias ativas, por meio do aproveitamento de análises feitas por Autoridade Reguladora Estrangeira Equivalente (AREE).

A prática de confiança regulatória, chamada de reliance, é importante para dar agilidade a uma fila de solicitações e garantir acesso em caso de emergência em saúde pública.

A estratégia de confiança tem como ponto de partida o aproveitamento de estudos e análises feitos por outras agências internacionais, no entanto, seguindo uma série de condições.

Vantagem

A medida poupa tempo, já que em vez de os servidores partirem do zero na análise, eles podem usar pareceres feitos por órgãos de renome internacional.

A diretora da agência e relatora do caso, Meiruze Freitas, destacou em seu voto que a Anvisa ainda segue soberana em relação à aprovação de medicamentos no país, mesmo com o uso da nova ferramenta de regulamentação.

A utilização de relatórios, informes e pareceres internacionais irá apenas dar mais agilidade à Anvisa. É importante frisar que as análises serão feitas com base em avaliações de instituições que seguem os mesmos requisitos que a nossa agência”, disse.

Somente podem ser usados como parâmetro, por exemplo, estudos aprovados por agências parceiras, como o FDA, dos Estados Unidos e a Agência Reguladora do Canadá.

Reliance

A diretora também destacou que o reliance é uma medida necessária diante da atual situação da agência, que carece de funcionários.

“Esse é o instrumento considerado mais adequado para atender prazos tão estreitos, e manter a segurança da análise, mesmo diante da insuficiência de recursos humanos”, afirmou Freitas.

A medida passará por monitoramento constante, para que o processo ocorra da melhor forma possível e que possíveis falhas sejam corrigidas.

As regras gerais para uso do reliance para novos registros já foram, então, aprovadas pela Anvisa há algumas semanas.

Também foi aprovado o envio para Consulta Pública do texto de uma proposta de Instrução Normativa para definir critérios sobre quais agências podem ser definidas como parceiras.

Anvisa autoriza uso emergencial de kits para varíola dos macacos 

Fonte: JOTA

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário