Atualizada lista de Denominações Comuns Brasileiras

Resolução incluiu 11 novas DCBs e alterou a denominação da espinheira-santa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, na última segunda feira (01) a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 733/2022, que atualiza a lista das Denominações Comuns Brasileiras (DCBs).

Foram incluídas 11 novas denominações e foi alterada uma DCB. Nesta atualização, foi alterada a DCB da espinheira-santa, de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek para Monteverdia ilicifolia (Mart. ex Reissek) Biral.

A lista consolidada das DCBs está disponível em uma página específica do portal. Nesse espaço, é possível também encontrar outras informações relacionadas ao tema, tais como legislação, manual e formulários para inclusão, alteração e exclusão de denominações.

Saiba mais

Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária (Lei 9.787/1999).

Atualmente, com o registro eletrônico, adquiriu um conceito mais amplo e inclui também a denominação de insumos inativos, soros hiperimunes e vacinas, radiofármacos, plantas medicinais, substâncias homeopáticas e biológicas.

Fonte: Anvisa

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário