Campanha da Novo Nordisk alerta sobre os sintomas da deficiência de hormônio de crescimento em adultos

Conheça nova campanha da Novo Nordisk sobre deficiência de hormônio

A Novo Nordisk, empresa global líder em saúde, lança a campanha de conscientização Por Trás dos Sinais, que tem o objetivo de oferecer informações para encurtar a jornada dos pacientes adultos com deficiência de hormônio do crescimento (DGHA) até o diagnóstico. De acordo com a Associação Americana de Endocrinologia (AACE) a DGHA atinge dois a três, em cada 10 mil indivíduos no mundo, sendo que cerca de 20% das pessoas tiveram o transtorno hormonal na infância.1

“A DGHA é um distúrbio hormonal raro, que ocorre quando o organismo não produz quantidades suficientes de hormônio do crescimento. O envelhecimento natural e outras doenças conhecidas apresentam sintomas muitos parecidos ao desta doença, o que dificulta o diagnóstico. Por isso, queremos chamar a atenção para as causas da doença, para alertar pessoas que possam estar negligenciando os sinais dados pelo corpo”, afirma Erika Miyamoto Fortes, gerente médica da Novo Nordisk.

Os principais sintomas da DGHA são: fadiga e falta de energia; redução da massa corporal magra; aumento de gordura abdominal; dificuldade de concentração; distúrbios e interrupção de sono; aumento do colesterol total; e diminuição da densidade óssea, entre outros. No entanto, um ou mais sintomas acima não são suficientes para suspeitar da doença. O distúrbio está relacionado ao histórico de uma destas condições: deficiência do hormônio de crescimento na infância; trauma ou lesão cerebral; tumor cerebral ou de hipófise; cirurgia ou radioterapia devido a tumor cerebral; Síndrome de Sheehan; doenças inflamatórias, infecciosas ou infiltrativas da hipófise, como tuberculose, hemacromatose ou sarcoidose.

“Estima-se que o Brasil tenha 3.700 casos de DGHA por ano2. Por ser uma condição pouco conhecida e subdiagnosticada, nossa campanha de conscientização tem um papel ainda mais importante e desafiador. Precisamos levar a informação para o maior número possível de pessoas, para que aquelas que têm as condições pré-existentes e apresentem sintomas, possam buscar um médico”, afirma Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk.

Por Trás dos Sinais conta com um portal, que funciona como hub de conteúdo com informações sobre as causas, sintomas e tratamento, além de um guia com sugestões de perguntas para fazer para o médico e um botão de busca geolocalizada por médicos especialistas. A campanha será impulsionada via mídia programática, Google e Meta – por meio dos perfis institucionais da Novo Nordisk no Facebook e Instagram.

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Fonte e Foto: Novo Nordisk

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