Case: Rede de farmácias Biomax acelera crescimento através de iniciativas digitais

A rede, que se encontra em plena expansão, já conta com 18 lojas em cidades de Minas Gerais

A primeira loja da rede de farmácias Biomax foi fundada em março de 2006, na Cidade de Curvelo (MG), ainda com o nome de Farmácia Natura.

“A história começou com um convite para que me tornasse sócio de uma filial da farmácia onde trabalhei desde 1998, onde comecei como entregador. Depois atuei no atendimento no balcão e, após alguns anos, fui promovido à gerente da loja. Com seis anos da abertura da primeira unidade Biomax, em 2012 veio a primeira filial, também na cidade de Curvelo, e já no ano seguinte foi inaugurada a terceira loja, dessa vez na cidade de Buenópolis (MG). A visão do negócio sempre foi ampliar o desempenho dos serviços e aumentar o leque de produtos oferecidos para os clientes”, conta o diretor geral da Biomax, Alisson Fernandes.

A rede, que está em plena expansão, já está a 15 anos no mercado farmacêutico e se encontra presente na região centro-norte de Minas Gerais nas cidades de: Augusto de Lima, Buenópolis, Buritizeiro, Caetanópolis, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Diamantina,Felixlândia, Gouveia, Lassance, Paraopeba, Três Marias e Várzea da Palma.

Hoje, já são 18 lojas com planos de expansão e ampliação.

“Com a pandemia, fizemos adaptações cumprindo as orientações dos órgãos reguladores de saúde para proteção dos clientes e da equipe, limitação de proximidade, barreiras acrílicas nos caixas. E com as restrições de circulação e a mudança na forma de consumo, a empresa focou no serviço de delivery para garantir uma melhor experiência em compras com a entrega em domicílio. A Biomax potencializou o atendimento pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, com maior agilidade e qualidade de atendimento, e foi oferecido o serviço de entrega com isenção de taxas, sem pedido mínimo”, conta Fernandes.

farmácias-biomax

Atuação digital

Antes da pandemia, a rede já tinha disponível o formato de compras pelo WhatsApp, mas o atendimento era manual, feito diretamente no celular com um único atendente por vez.

“Com o aumento da procura não era mais possível operar dessa maneira e foi instalado um sistema de automação que permite a gestão do atendimento com acompanhamento em tempo real, monitoramento da duração do atendimento, prazo de entrega e a avaliação pelo cliente do serviço oferecido, através de uma nota registrada para cada contato realizado. Esse fluxo do atendimento pelo WhatsApp acontece de maneira automatizada através de uma plataforma, que contabiliza mensalmente quase 300 mil mensagens recebidas e respondidas, para uma média de 14 mil clientes, o que gera em torno de 60 mil atendimentos mensais”, explica Fernandes.

Além do WhatsApp, a Rede Biomax também está presente de maneira constante em outras redes sociais. Hoje já são mais de 10 mil seguidores conectados e engajados nos conteúdos gerados pela rede.

“É feita produção diária de conteúdos, disponibilizados através do Instagram e Facebook, onde informamos a oferta do dia e cada farmacêutico explica os benefícios daquele produto e anuncia as ofertas diariamente, assim, gerando maior interatividade e engajamento com os clientes que nos acompanham pelas redes sociais. Também realizamos lives temáticas todos os meses. Durante as lives, os preços praticados são bem atrativos e isso gera um resultado de vendas bastante significativo. Já tivemos nas lives mais de 2 mil acessos. As lives da Biomax já são aguardadas com grande expectativa pelos clientes que compreenderam que os descontos são verdadeiros”, celebra o diretor geral da rede.

Assistência farmacêutica

A Rede Biomax está concentrada no centro-norte de Minas, e possui um projeto de expansão para abertura de três lojas ao ano.

“A ideia é acelerar esse ritmo de expansão e chegar até 2030 com 50 lojas da Rede Biomax em Minas Gerais. Atualmente recebemos contato de potenciais clientes que procuram pela Biomax em suas cidades e isso ocorre por todo diferencial que a rede vem imprimindo na sua área de atuação”, explica Fernandes.

Todas as unidades da rede contam com assistência plena e farmacêutico presente em todo horário de funcionamento.

As unidades fazem diferentes testes de detecção da Covid-19, e oferecem serviços de orientação quanto ao tipo de exame mais adequado considerando a realidade de cada cliente. “O serviço de orientar, informar e tirar dúvidas é uma marca forte em nosso atendimento. A Rede Biomax tem uma conexão muito honesta com seus clientes, nossos medicamentos têm garantia de procedência, temos respeito por todos aqueles que nos escolhe.

Trabalhamos ainda com o tradicional modelo de crediário próprio, baseado na confiança, prezando por um atendimento totalmente humanizado. A Rede cresceu, mas segue com a mesma essência de um atendimento amigo e esse é nosso principal diferencial competitivo. A nossa dinâmica de trabalho é de valorização do nosso time, escuta e participação em nossas decisões, além de oportunidade de crescimento dentro da Rede”, destaca Fernandes.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Alisson Fernandes e Biomax

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

1 comentário

  1. Fábio Geraldo de Sousa. em

    Parabéns aos nossos diretores e colaboradores que com mto carinho e respeito p com nossa cliente. Quero deixar aqui meu agradecimento por ter a oportunidade de fazer parte desta família. Que deus possa nos fortalecer a cada dia .

Deixe um comentário