Casos de gripe estão em queda na maior parte do país

Número de registros de gripe e do vírus sincicial respiratório está em queda há quatro semanas consecutivas, segundo dados da Fiocruz

Depois de quase 68 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que levaram a 4.395 mortes, o número de registros de gripe e do vírus sincicial respiratório está em queda pelo menos por quatro semanas consecutivas na maioria dos estados brasileiros, apontando para uma consolidação do sinal de melhora nas internações.

Apenas seis estados apresentaram alta nos casos da síndrome, mas os números também estão em desaceleração.

Os dados são do Boletim Infogripe, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir das informações do Ministério da Saúde na semana de 26 de maio a 1º de junho.

Reversão dos casos de gripe

O estudo ressalta que, em função do desastre climático no Rio Grande do Sul, os dados das semanas recentes devem ser analisados com cautela em razão de eventuais impactos na capacidade de atendimento e registro eletrônicos de novos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Para o coordenador do Infogripe, o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, a tendência é de uma reversão do alto número de casos de gripe registrado no país nos últimos meses.

Foco na vacinação

Sobre a vacinação contra a gripe, o pesquisador fez um alerta aos grupos prioritários, já que o percentual  de pessoas que se vacinaram para a doença mesmo com a campanha aberta é baixo.

Além disso, ele enfatizou a chegada de novas vacinas contra a covid-19, que já estão sendo distribuídas pelo país, e convocou novamente os grupos prioritários para se imunizarem e assim evitar a retomada de crescimento da covid-19 no país.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Shutterstock

Leia mais

Vacina da gripe: por que precisamos tomar todos os anos?

Deixe um comentário