Cuidado especial com a pele do bebê

Mais frágil e sensível, a pele deles requer cuidados especiais e, nesse sentido, a prevenção é fundamental para evitar assaduras e dermatites

A dermatite da fralda, conhecida popularmente como assadura, é uma irritação da pele do bebê que surge nas áreas cobertas pela fralda, geralmente, por contato prolongado com fezes ou urina e a falta de cuidado.

Quando a pele fica exposta à umidade, ela fica fragilizada e se torna mais suscetível a lesões físicas, químicas ou mecânicas. Além disso, a região pode absorver substâncias potencialmente irritantes, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos.

Tudo isso faz com que o bebê apresente vermelhidão na região da fralda, que pode ganhar um aspecto “brilhante” ou pequenas pápulas (bolinhas) mais avermelhadas. As lesões costumam ser bastante dolorosas, deixando o bebê irritado e com dificuldades para dormir. Até mesmo as trocas de fraldas tornam-se mais difíceis, pois a limpeza da pele costuma provocar dor.

E esse fenômeno costuma afetar a vida de muitos pequenos, sendo considerado, inclusive, um dos distúrbios cutâneos mais frequentes em neonatos e lactentes, com uma prevalência entre 7% e 50%. A incidência real pode ser maior, porque nem todos os casos são relatados (geralmente, as lesões leves desaparecem em poucos dias
sem a necessidade de tratamento específico).

PREVENÇÃO E ALÍVIO

Manter a pele do bebê sempre limpa a cada troca de fralda, impedindo que a umidade se acumule e não tenha contato com as fezes por muito tempo é, sem dúvida, o primeiro passo para prevenção de assaduras.

Junto com esse hábito, também é importante manter a pele hidratada e cuidada por meio de produtos com ação hidratante, umectante, antisséptica, cicatrizante e secativa e, principalmente, adequados para a pele sensível do bebê.

São justamente esses benefícios que o Cutisanol® entrega, e que, neste ano, passou a fazer parte do portfólio do Laboratório Cristália, na sua unidade de negócios Over The Counter (OTC).

Cutisanol® Gel atua na prevenção e no combate das assaduras causadas pelo uso de fraldas; brotoejas; e dermatites. O produto tem uma textura suave, pois é um gel-creme, leve fragrância floral e espalha fácil.

Cutisanol® Gel proporciona um cuidado a mais para a pele do bebê: protege e previne contra as ações nocivas do vento, frio, e sol, agindo como calmante da pele e proporcionando uma sensação de frescor.

Já o Cutisanol® Pó forma uma fina camada sobre a pele, evitando e diminuindo os processos irritativos. Possui ação antisséptica local, é secativo e potencializa a proteção contra as indesejáveis bactérias e fungos, eventualmente presentes na pele do bebê, principalmente antes da troca de fralda. Além disso, deixa na pele uma leve fragrância floral.

Tanto a apresentação em Pó quanto a Gel são medicamentos compostos por óxido de zinco, que trata as assaduras e ajuda na cicatrização, formando uma barreira protetora sob a pele; e subgalato de bismuto, utilizado topicamente como emoliente, adstringente e antisséptico. O produto na apresentação Pó contém um terceiro ingrediente, o Iodeto de timol, antisséptico de ação local.

Cutisanol® gel – subgalato de bismuto + óxido de zinco – gel de uso tópico 100 g, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. INDICAÇÕES: prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Emoliente, umectante e hidratante. Proteção da pele contra o vento e alívio após exposição prolongada ao sol. Reg. MS 1.5590.0001. Cutisanol®
pó – subgalato de bismuto + óxido de zinco + iodeto de timol – pó de uso tópico 150 g, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO.

INDICAÇÕES: prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Secativo, previne e trata odores nos pés e axilas. Reg. MS 1.5590.0001. MR Laboratórios Farmacêuticos LTDA. – CNPJ 23.668.196/0001-

Referências
1. MD Saúde. Disponível em: mdsaude.com/pediatria/assadura-dermatite-da-fralda/. Acesso em: 05/09/2022.
2. PEBMED: Disponível em: pebmed.com.br/dermatite-de-fraldas-em-criancas-como-fazer-prevencao-e-tratamento/?utm_source=artigoportal&utm_
medium=copytext. Acesso em: 05/09/2022.
3. Cutisanol®. Disponível em: cutisanol.com.br/. Acesso em: 05/09/2022.

Deixe um comentário