A pandemia gerada pela Covid-19 trouxe uma série de transformações no modelo de negócios, fazendo com que indústria e varejo passassem a ser cada vez mais parceiros para criação de novas estratégias.
Diante desse cenário, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) está promovendo, no mês de agosto, workshops on-line com explorando a temática “Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.
A rodada de apresentações visa mostrar os melhores caminhos, tendências e oportunidades aos players envolvidos no setor.
Ontem (11), foi o segundo dia do workshop, que discorreu sobre o tema “unindo varejo e indústria no ‘novo normal'”.
Gerenciamento por Categorias aliando varejo e indústria
A sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, começou as apresentações, apontando o tema “Gerenciamento por Categorias: o modelo adequado para cada realidade de varejo, em um contexto de novas interações e hábitos”.
No seu espaço, a especialista lembrou como mudou a percepção do shopper sobre as farmácias diante da Covid-19. “Antes da pandemia, o canal farma era visto como acolhedor e um grande fomentador de novidades. Um local onde o consumidor gostava de fazer uma jornada completa, conhecendo novos produtos e pedindo consultoria de atendimento”, diz.
Contudo, diante do novo coronavírus, a perspectiva do consumidor sobre esse canal mudou. “Hoje, o shopper enxerga esse canal como um campo minado, no qual quem visita pode estar infectado. Portanto, as idas a essas lojas passaram a ser feitas só quando necessário”, comenta.
Nesse sentido, ela mostrou a importância das lojas transparecerem segurança. “Se tornou mandatório para as lojas físicas assegurarem que o shopper está seguro no estabelecimento, e que o cliente perceba mudanças nas no ponto de venda para garantir a segurança”, adverte Alessandra.
Ela mostrou, assim, como o Gerenciamento por Categorias (GC) pode atuar favorecendo essa nova realidade.
“Um bom GC considera não só o sortimento ideal, como também a layoutização para facilitar a escolha. Um bom layout só vende quando é intuitivo, considerando as ocasiões de consumo e soluções de compras. E, hoje, diante da nova realidade da farmácia, garantir compras rápidas e com segurança são ações essenciais“, justificou, acrescentando que o GC não deve ser considerado um projeto e, sim, um processo colaborativo, valorizando a parceria entre a indústria e o varejo, colocando o shopper sempre no centro das decisões.
O papel do distribuidor como agente transformador
O segundo painel foi comendado pelo gerente nacional de vendas da Servimed, Luiz Antonio Faber. Ele discorreu sobre o tema: “O papel do distribuidor como agente transformador: mais do que ser a extensão das indústrias que ele representa, é preciso ajudar os pequenos e médios a sobreviverem pós-pandemia”.
Em resumo, na sua apresentação, Faber reforçou o potencial do mercado farmacêutico no País, lembrando que, em 2012, o Brasil era o 7º maior no consumo de medicamentos no mundo. Contudo, em 2022, espera-se que passe para a quinta colocação neste ranking.
Ele também reforçou a importância do distribuidor para o associativismo e o varejo farma independente. “Boa parte das grandes redes estão comprando diretamente da indústria. Mas o associativismo e independentes se tornaram nosso grande nicho de negócios”, afirma.
“Estamos presentes em cada vez mais lojas, e com a capacidade de reposição de produtos no dia seguinte”, comentou.
Planos de negócios conjuntos entre varejo e indústria
O terceiro e último painel do dia foi liderado pela gerente nacional de vendas da Cristália, Carla Pliguel. Ela trouxe o tema “JBP: mais do que planejar, é preciso executar o plano!”.
Sigla que vem do termo em inglês Joint Business Plan, o JBP nada mais é do que um plano de negócios conjunto e, portanto, desenhado pela indústria junto com o distribuidor e pequenas/médias redes.
“O plano em conjunto mostra o que se espera um do outro e traz ferramentas para o acompanhamento das ações, considerando cada um dos responsáveis”, explica, ressaltando que é fundamental, nesse modelo, que as informações e dados sejam compartilhados entre os players.
O próximo módulo do curso acontecerá no dia 18/08 e ainda é possível se inscrever. Confira mais informações clicando AQUI.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Divulgação
Curso do Sindusfarma aborda a parceria entre o varejo e a indústria na digitalização do consumidor