Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Dengue: Prefeitura de SP vai decretar situação de emergência nesta segunda-feira

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 18 de março de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
dengue-situacao-de-emergencia

A Prefeitura de São Paulo vai decretar nesta segunda-feira (18) situação de emergência na cidade em virtude da alta dos casos de dengue.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) deve assinar o decreto de emergência no início de manhã. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade já tem registrado 49.721 casos confirmados da doença e ao menos 11 óbitos.

A incidência de casos da doença chegou neste domingo (18) a 414 por grupo de 100 mil habitantes, de acordo com a pasta.

O decreto de emergência da capital acontece menos de 15 dias depois que o estado de SP também declarou situação de emergência em virtude do avanço do aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue.

Ações emergenciais na cidade

Nesta segunda-feira (18) também começa a funcionar na capital paulista o horário estendido das 78 AMAs da cidade, que vão funcionar até 22h, em razão do avanço da epidemia de dengue.

A gestão Nunes também diz que 30 novos carros de nebulização (fumacê) contra o aedes aegypti devem começar a funcionar hoje de forma emergencial na cidade. Segundo a prefeitura, cerca de R$ 240 milhões também foram liberados pelo prefeito para a contratação de 3.200 agentes do Programa Operação Trabalho (POT).

Os agentes percorrerão casas e locais públicos nas regiões das 32 subprefeitura em um trabalho de localização de focos do mosquito transmissor da dengue e também de conscientização.

78 mortes no estado de SP

Neste sábado (16), o estado atingiu 78 óbitos causadas pela dengue neste ano, de acordo com dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Outros 201 óbitos ainda são investigados. O estado tem 234.564 casos confirmados da doença.

Nesta quinta (14), foi anunciada a compra de 300 mil repelentes, que serão distribuídos mensalmente para as cerca de 50 mil gestantes do estado, grupo de risco da dengue.

A distribuição, ainda sem data de início, será feita nas Unidas Básicas de Saúde (UBS), também para não usuários do SUS.

Além dos repelentes, serão abertos 10 novos leitos de UTI e 28 de enfermaria no Instituto Emilio Ribas para pacientes diagnosticados com a doença. O COE também anunciou a criação de um comitê para investigar as mortes por dengue.

Capital

A Prefeitura de SP investiga a morte de uma criança de 8 anos por dengue. O menino morreu cinco dias após ter os primeiros sintomas.

Na capital paulista, em média, por dia quase 281 pessoas são diagnosticadas com a dengue. No final de fevereiro, um adolescente de 16 anos morreu cinco dias após ser internado com dengue na cidade.

Vacina

Em 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos cerca de 500 municípios brasileiros que deveriam receber doses do imunizante em um primeiro momento para vacinação do público-alvo, da faixa entre 10 e 14 anos.

Dentre os contemplados, apenas 11 ficam no estado de São Paulo: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim, Salesópolis. A capital ficou de fora.

Os municípios paulistas deram início à vacinação contra dengue de forma gradual, a partir de 19 de fevereiro.

Como saber se você está com dengue e se é grave

Cuidados contra a dengue
  • Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
  • Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
  • Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

Fonte: G1
Foto: Shutterstock

10 Mitos e verdades sobre casos de dengue em crianças e recém-nascidos

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Novos Horizontes no Varejo Farmacêutico Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

A farmácia do futuro: de ponto de venda para Ponto de Cuidado

3 de setembro de 2026 Leia mais »

Mais tecnologia no varejo farmacêutico não significa, necessariamente, mais eficiência

2 de setembro de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

GUM lança linha de higiene bucal infantil Guerreiras do K-pop

GUM lança linha de higiene bucal infantil Guerreiras do K-pop

11 de setembro de 2026
Merck, SBD e Prefeitura de Guarulhos lançam programa de capacitação em diabetes e pré-diabetes

Merck, SBD e Prefeitura de Guarulhos lançam programa de capacitação em diabetes e pré-diabetes

11 de setembro de 2026
4 em 10 brasileiros usaram medicamentos sem eficácia contra Covid

4 em 10 brasileiros usaram medicamentos sem eficácia contra Covid

11 de setembro de 2026
Concurso da Saúde prevê 7.027 vagas; veja oportunidades para farmacêuticos

Concurso da Saúde prevê 7.027 vagas; veja oportunidades para farmacêuticos

11 de setembro de 2026
Wegovy tira 40% das crianças da classificação de obesidade em estudo de fase 3

Wegovy tira 40% das crianças da classificação de obesidade em estudo de fase 3

11 de setembro de 2026