Dia do Farmacêutico: a importância desse profissional para a promoção da contracepção

Dia do Farmacêutico: profissional pode auxiliar nos cuidados com a saúde sexual das mulheres

O Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, destaca a significativa contribuição destes profissionais para a saúde e o bem-estar da comunidade, e em especial para a continuidade do tratamento contraceptivo de mulheres que optaram pelo uso de injetáveis. Estes profissionais representam uma parcela expressiva no cuidado, já que no Brasil, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselhos Regionais (CRFs), existem 221,2 mil profissionais que atuam em 160,6 mil empresas e estabelecimentos da área farmacêutica do país.

Mas dentre as inúmeras frentes de atuação dessa profissão, é interessante ressaltar seu cuidado voltado à saúde da mulher. Segundo Flávia Gonzalez, Gerente de Marketing Médico da DKT South America, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde sexual, oferecendo aconselhamento sobre os mais diversos métodos contraceptivos.

Os farmacêuticos desempenham um papel essencial na administração correta do método, e na orientação em possíveis dúvidas que possam vir a surgir durante o uso, além de aclarar sobre potenciais efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Além disso, eles oferecem aconselhamento personalizado, respeitando a privacidade e promovendo uma escolha segura.

“Para poder capacitar ainda mais esses profissionais e fornecer recursos para que possam oferecer um serviço de qualidade, garantindo que as mulheres tenham acesso a informações precisas e suporte adequado, contamos com uma plataforma de conteúdos gratuitos sobre ginecologia e obstetrícia, o DKT Academy. Dessa forma, conseguimos contribuir para que todos tenham acesso adequado ao planejamento familiar”, finaliza Flavia.

Guia da Farmácia: janeiro exalta farmacêuticos empreendedores

Fonte: DKT South America

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário