ePharma aborda as oportunidades da medicação prescrita no varejo farmacêutico

Pesquisas afirmam que mais de 50% dos pacientes abandonam o tratamento depois de seis meses e, quando falamos dos pacientes brasileiros, esse número sobe para 54%

A empresa que gerencia programas de medicamentos, ePharma, realizou hoje (06/03), um evento na capital paulista, para abordar a integração entre os elos da cadeia de saúde e as oportunidades disponíveis para o mercado farmacêutico dentro dos medicamentos de prescrição (RX).

O CEO da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, destacou como a tecnologia pode ajudar na manutenção da saúde, por exemplo, através dos aplicativos (Apps). “Através da tecnologia, o farmacêutico deixa de ser um mero vendedor de produtos e passar a ser um solucionador de problemas. Assim, oferecendo experiências sem atrito e auxiliando na jornada do paciente, com o objetivo de torná-lo mais fiel a drogaria e aumentar a adesão ao tratamento”, diz.

Oportunidades no mercado farmacêutico

A farmácia também é um importante elo na cadeia de saúde. “A farmácia pode ser uma porta de entrada ao sistema de saúde, porque o varejo está mudando estrategicamente. Assim, tendo um maior protagonismo no acesso aos medicamentos. Para ampliar o acesso e reduzir o abandono ao tratamento precisamos usar os dados, tornando a venda um acesso ao histórico do paciente e passando a fazer uma oferta ativa”, complementou Mena Barreto.

Com essas alterações a função do farmacêutico se torna mais clínica, estudando mais sobre as doenças, que consulta para auxiliar o paciente na adesão do tratamento. Desse modo, empodeirando o profissional.

A oportunidade pode ser explorada, porque pesquisas afirmam que mais de 50% dos pacientes abandonam o tratamento depois de seis meses e, quando falamos dos pacientes brasileiros, esse número sobe para 54% e 47% afirmaram fazer alterações na prescrição.

“O farmacêutico é um pilar muito influente na cadeia da saúde. Quantos problemas de saúde nós vemos pela interação medicamentosa? A farmácia, junto com a indústria, pode atuar educando as pessoas sobre isso. Porque o meu paciente vai mais a farmácia buscar remédios do que as minhas consultas. Além do valor agregado ao estabelecimento, isso pode gerar muitos dados para análise”, falou a médica Dra. Ana Luzia.

“É importante essa integração das farmácias, com a indústria, com as operadoras e com os médicos. Cada segmento ainda olha muito para si próprio e o impacto disso na saúde é enorme. Precisamos trabalhar em um sistema único integrado onde o paciente é o beneficiário, para, assim, entender o porque da desistência do tratamento, por exemplo”, falou a gerente da All Care, Dra. Liziane

 

Leia também: AllCare e ePharma desenvolvem plano de saúde com medicamentos

Portal ePharma facilita gestão de medicamentos nas farmácias

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: ePharma

Deixe um comentário