Atuação capixaba

A distribuidora Baratela está presente em todo o estado do Espírito Santo e seu foco é voltado para medicamentos, suplementos e perfumaria

Baratela atua no Espírito Santo há mais de 20 anos. Começou em um espaço pequeno e alugado e, atualmente, ocupa 6 mil metros quadrados e tem números impressionantes: uma equipe com mais de 100 funcionários, 104 indústrias, 6.500 itens, 3 equipes de vendas. O sucesso da empresa sempre teve como coluna a simplicidade e determinação da equipe de colaboradores. Seu foco de atuação são os medicamentos, suplementos e perfumaria. O portfólio está composto por similares (40%), genéricos (30%), marcas (10%) e perfumaria (20%).
Seus principais fornecedores são a Hypermarcas, Neo Química Genéricos, Multilab, Takeda, Geolab, Nova Química, Legrand, Germed, Oito Ervas, Naturei, Laercio Nunes, Sandoz e Kley Hertz. Essas empresas representam 80% do faturamento. “Nossa participação no mercado capixaba representa 95% das farmácias independentes. Atuamos em todo estado, em cada ponto de venda. Nosso foco é em genéricos e similares de marca, em que a representação vem crescendo a cada dia”, fala o presidente da distribuidora, Irineu Baratela.

Ele diz que 2014 foi um ano atípico no Espírito Santo, pois houve um choque na Substituição Tributária (ST) que passou a ser cobrada no Preço Máximo de Venda ao Consumidor (PMC), e alguns produtos de maior giro chegaram a custar 50% mais barato do que a ST dele. “Essa prática gerou um grande conflito de interesses, dificultando cada vez mais o poder de compra do consumidor final, atrofiando a rentabilidade das farmácias. As grandes redes já representam 55% de nosso mercado”, comenta o presidente.

Sua esperança para 2015 é de uma ST justa para o estado, gerando os mesmos direitos do grande empresário para o pequeno, que é o princípio da igualdade. “Nossa expectativa é de melhorias para os profissionais farmacêuticos e de atendentes mais preparados. As empresas pequenas têm por costume a reclamação, todavia, falta um movimento sólido em busca do diferente e da inovação. Vivemos uma época sedenta nesse mercado, e quem quiser água vai ter de cavar o seu próprio manancial”, diz o diretor comercial, Jadelson Marvilla.

A Baratela firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ) e está lançando, em primeira mão, o Curso de Pós-Graduação de Farmácia Clínica e Gestão Farmacêutica – pioneira em inovação com ações voltadas para o mercado na busca do fortalecimento de seu cliente.

A Baratela está patrocinando 50% da bolsa para esses profissionais multiplicadores de opiniões, por entender que juntos serão mais fortes e terão um futuro próspero com os clientes. “A primeira turma está sendo um sucesso. O ICTQ, atuante no Brasil e no exterior, tem o orgulho de comprar mais um desafio junto aos profissionais de farmácia do Espírito Santo”, finaliza Marvilla.

Autor: Egle Leonardi
Baratela

SAC: 0800 283 9655
Site: www.baratela.com.br

Deixe um comentário