São sinônimos de tradição e pioneirismo

Inovação, que permeia todas as áreas de atuação do laboratório, também está presente no desenvolvimento e produção desses medicamentos

 A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, é líder isolada do segmento de genéricos desde junho de 2013. Em 2015, a unidade de genéricos da empresa cresceu 11% em faturamento em comparação com 2014, encerrando o ano como líder no segmento com 18% de market share em reais e em unidades.

Para alcançar esses resultados, o laboratório, que possui o maior portfólio de genéricos do País com cerca de 500 apresentações de produtos, continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, reforçando o histórico de contribuição para a expansão do acesso a medicamentos no Brasil. Mesmo diante de um cenário em que os blockbusters tendem a ser cada vez mais escassos, a meta da EMS é prosseguir na liderança desse segmento, principalmente lançando de maneira pioneira genéricos ainda inéditos – como em 2010, quando disponibilizou o primeiro genérico para disfunção erétil, repetindo depois o feito com a atorvastatina, a olanzapina e outras moléculas – e, além disso, ocupando fatias importantes de mercado com medicamentos genéricos de alta complexidade, de difícil desenvolvimento e produção.
Com mais de 50 anos de história, a EMS busca a manutenção da liderança em genéricos como parte de seu plano de crescimento, que visa, ainda, ao fortalecimento e à liderança em todas as áreas de atuação, incluindo medicamentos de prescrição, de marca, isentos de prescrição e hospitalares. Outras importantes frentes da empresa para se consolidar no setor incluem o investimento em inovação incremental, com o lançamento de produtos com tecnologias exclusivas, sem similares no mercado brasileiro. A inovação radical, com iniciativas e investimentos no mercado norte-americano, segue também como foco estratégico da EMS, que anunciou em 2013 a criação da empresa Brace Pharma nos Estados Unidos da América (EUA). Como uma das farmacêuticas nacionais acionistas da joint venture Bionovis, a EMS também investe decisivamente no segmento de medicamentos biotecnológicos, considerados o futuro da indústria farmacêutica.

A EMS, que possui mais de 80 patentes pelo mundo, também é proprietária de mais de 400 registros de medicamentos no exterior, o que mostra a força do laboratório. Além disso, a empresa exporta produtos para mais de 40 países, inclusive Alemanha, Polônia e Inglaterra, que possui uma das legislações sanitárias mais rigorosas do mundo, reforçando o padrão de qualidade internacional adotado.

 

Perspectivas positivas

Dando continuidade à tradição de estar sempre à frente do mercado, a unidade de genéricos da EMS trará grandes lançamentos em 2016, com aproximadamente dez moléculas já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sete delas são inéditas, ou seja, a primeira versão genérica do medicamento após a expiração da patente.

Alguns desses lançamentos de genéricos inéditos são o antidepressivo trazodona, o relaxante muscular lisina + ciclobenzaprina e os indicados para hipertensão anlodipino + losartana e lercanidipino. Também se destacam o micofenolato de sódio para combater a rejeição de órgãos transplantados e a galantamina para tratar o mal de Alzheimer. Para fechar a lista, há a combinação de ezetimiba + sinvastatina, que combate o colesterol alto e deve ser a responsável por uma das maiores receitas desses novos genéricos em 2016, um mercado de aproximadamente R$ 150 milhões.
Juntos, apenas esses lançamentos de novos genéricos, previstos para chegarem às farmácias nos próximos três meses, representam um mercado de, no mínimo, R$ 500 milhões em faturamento. Além dos inéditos, a EMS lançou no último mês de março a tadalafila, indicada para a disfunção erétil.

 

Diálogo com diferentes públicos

Visando à prestação de serviços para os pontos de vendas de todo o País, a EMS, por meio de sua unidade de genéricos, também investe em ações que se tornaram referência no setor farmacêutico. O ACADEMS, projeto de consultoria e capacitação profissional em que consultores altamente qualificados realizam pessoalmente treinamentos com profissionais do setor – gestores e funcionários de farmácias – e consultoria a proprietários de drogarias, já capacitou mais de 54 mil participantes.

Ainda com o intuito de promover a saúde e tornar cada vez mais acessível o medicamento genérico a todos os lugares do País, a unidade de genéricos da EMS está presente em 90% dos pontos de vendas espalhados pelo Brasil.

Sempre atenta às necessidades de seu público consumidor, essa unidade também está presente nas redes sociais – Facebook, Twitter e YouTube –, além de possuir um site com informações sobre saúde. Como reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos anos, pelos inúmeros lançamentos de produtos e pela qualidade dos medicamentos, foi eleita em 2012, 2013 e 2014 campeã na categoria Genéricos do prêmio Parceiros do Ano, um ranking anual da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que evidencia o trabalho da indústria e do atacado em prol da constante melhoria de atendimento ao varejo farmacêutico.

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