Com investimentos em aquisições, pesquisa e inovação, Eurofarma planeja vida centenária

A Eurofarma foi a vencedora no setor farmacêutico no anuário Época Negócios 360°

Ser um laboratório brasileiro multinacional faz parte da Visão de Futuro da Eurofarma. Primeira colocada nessa dimensão no anuário Época Negócios 360°, a empresa é a campeã do setor pela terceira vez — as outras duas foram em 2012 e 2013. Os últimos passos confirmam a busca pela internacionalização.

Em 2019, a empresa comprou o laboratório chileno Medipharm. Com isso, aumentou em 75% a receita no país e saltou da 45ª para a 20ª posição naquele mercado.

No primeiro semestre de 2020, assinou acordo para absorver os ativos da japonesa Takeda no México. Primeira multinacional do setor com capital 100% brasileiro, a companhia está presente em 20 países, com parque fabril em seis, além do Brasil.

Em 2019, quando destinou R$ 457 milhões para compras no exterior, a internacionalização da Eurofarma completou dez anos, com R$ 1,2 bilhão em investimentos. Metade do aumento de 29% da receita bruta de R$ 5,6 bilhões no ano veio de aquisições e consolidações.

A outra metade por meio de crescimento orgânico. “Somos e nos manteremos ativos em fusões e aquisições”, afirma o presidente da Eurofarma, Maurizio Billi. Fundada em 1972 por Galiano Billi, seu pai, a empresa “tem de sobreviver aos acionistas”, afirma o executivo. “Tudo vem sendo construído para que ela chegue aos 150, 200 anos de vida, a idade média das maiores empresas do mundo no nosso setor.”

Eurofarma no prêmio Época Negócios

Como também é característica do segmento inovar como algo essencial ao crescimento, e mesmo à sobrevivência, a Eurofarma inaugurou em abril de 2020 um novo centro em Itapevi (SP), junto ao seu complexo industrial, para concentrar as atividades de pesquisa e desenvolvimento. Investiu R$ 155 milhões.

O novo centro vai permitir dobrar a capacidade de colocar novos itens no mercado. Somente no Brasil, a empresa oferece 313 produtos — 49 foram os lançamentos em 2019.

No ano, a empresa investiu R$ 361 milhões em P&D e, dos 200 projetos em andamento, 35% eram de inovação incremental e radical. Valor semelhante será aplicado em 2020.

Outra área, chamada Empreendedorismo e Digital, abriga um fundo de investimentos em tecnologia para a saúde, o Axon Ventures. Lançado em 2019, a Eurofarma pretende, com ele, ter participação minoritária em negócios na fase inicial.

A área desenvolve, também, programas de melhoria contínua.

Um dos últimos lançamentos é uma assistente virtual humanizada com o uso de inteligência artificial.

Ganhou o nome de Eurofarma Virtual Assistant (Eva) e vai ajudar nos atendimentos de baixa complexidade, como cadastramento de um novo fornecedor, emissão de segunda via de boletos e orientações sobre envio de currículos.

Esse tipo de demanda representa metade dos 15 mil atendimentos feitos por mês. “Com o apoio  virtual, os especialistas poderão priorizar os atendimentos mais complexos”, diz Billi.

No campo de Pessoas, a pauta de diversidade tem recebido atenção especial.

Em 2019, a empresa foi reconhecida em “Equidade na Liderança” pelo “Fórum Mulheres em Destaque” da ONU. Metade do comitê executivo da empresa é composto por mulheres e, nas vice-presidências, elas ocupam quatro das cinco posições.

Cinco primeiras colocadas da indústria farmacêutica e de cosméticos

1 -Eurofarma
2 – AchéLaboratórios
3 – Natura
4 – Blau
5 – Merck

Eurofarma destina mais de R$ 24 milhões para ações relacionadas ao combate da Covid-19 

Fonte: Época Negócios

Foto: Eurofarma

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário