A Eurofarma foi a vencedora no setor farmacêutico no anuário Época Negócios 360°
Ser um laboratório brasileiro multinacional faz parte da Visão de Futuro da Eurofarma. Primeira colocada nessa dimensão no anuário Época Negócios 360°, a empresa é a campeã do setor pela terceira vez — as outras duas foram em 2012 e 2013. Os últimos passos confirmam a busca pela internacionalização.
Em 2019, a empresa comprou o laboratório chileno Medipharm. Com isso, aumentou em 75% a receita no país e saltou da 45ª para a 20ª posição naquele mercado.
No primeiro semestre de 2020, assinou acordo para absorver os ativos da japonesa Takeda no México. Primeira multinacional do setor com capital 100% brasileiro, a companhia está presente em 20 países, com parque fabril em seis, além do Brasil.
Em 2019, quando destinou R$ 457 milhões para compras no exterior, a internacionalização da Eurofarma completou dez anos, com R$ 1,2 bilhão em investimentos. Metade do aumento de 29% da receita bruta de R$ 5,6 bilhões no ano veio de aquisições e consolidações.
A outra metade por meio de crescimento orgânico. “Somos e nos manteremos ativos em fusões e aquisições”, afirma o presidente da Eurofarma, Maurizio Billi. Fundada em 1972 por Galiano Billi, seu pai, a empresa “tem de sobreviver aos acionistas”, afirma o executivo. “Tudo vem sendo construído para que ela chegue aos 150, 200 anos de vida, a idade média das maiores empresas do mundo no nosso setor.”
Eurofarma no prêmio Época Negócios
Como também é característica do segmento inovar como algo essencial ao crescimento, e mesmo à sobrevivência, a Eurofarma inaugurou em abril de 2020 um novo centro em Itapevi (SP), junto ao seu complexo industrial, para concentrar as atividades de pesquisa e desenvolvimento. Investiu aí R$ 155 milhões.
O novo centro vai permitir dobrar a capacidade de colocar novos itens no mercado. Somente no Brasil, a empresa oferece 313 produtos — 49 foram os lançamentos em 2019.
No ano, a empresa investiu R$ 361 milhões em P&D e, dos 200 projetos em andamento, 35% eram de inovação incremental e radical. Valor semelhante será aplicado em 2020.
Outra área, chamada Empreendedorismo e Digital, abriga um fundo de investimentos em tecnologia para a saúde, o Axon Ventures. Lançado em 2019, a Eurofarma pretende, com ele, ter participação minoritária em negócios na fase inicial.
A área desenvolve, também, programas de melhoria contínua.
Um dos últimos lançamentos é uma assistente virtual humanizada com o uso de inteligência artificial.
Ganhou o nome de Eurofarma Virtual Assistant (Eva) e vai ajudar nos atendimentos de baixa complexidade, como cadastramento de um novo fornecedor, emissão de segunda via de boletos e orientações sobre envio de currículos.
Esse tipo de demanda representa metade dos 15 mil atendimentos feitos por mês. “Com o apoio virtual, os especialistas poderão priorizar os atendimentos mais complexos”, diz Billi.
No campo de Pessoas, a pauta de diversidade tem recebido atenção especial.
Em 2019, a empresa foi reconhecida em “Equidade na Liderança” pelo “Fórum Mulheres em Destaque” da ONU. Metade do comitê executivo da empresa é composto por mulheres e, nas vice-presidências, elas ocupam quatro das cinco posições.
Cinco primeiras colocadas da indústria farmacêutica e de cosméticos
1 -Eurofarma
2 – AchéLaboratórios
3 – Natura
4 – Blau
5 – Merck
Eurofarma destina mais de R$ 24 milhões para ações relacionadas ao combate da Covid-19
Fonte: Época Negócios
Foto: Eurofarma