Exageros pós-Sol: como amenizar danos?

Os dias de calor, típicos no início do ano, são um convite para a exposição ao sol, porém a vermelhidão e ardência podem ser consequências indesejáveis

Estamos no fim da primavera e prestes a entrar na estação mais quente do ano, o verão. E com ele, chegam as férias e férias lembram viagem, que lembra piscina e mar. Todos querem aproveitar os dias lindos e quentes que o astro rei proporciona. Mas para aproveitar ao máximo esses dias ensolarados sem os efeitos danosos do Sol na pele, o uso de protetor solar é fundamental.

Assim, a recomendação geral é a de evitar o Sol entre 10h e 15h; abusar dos filtros solares; usar acessórios de proteção, como chapéus; e não se esquecer da hidratação. Aliás, de acordo com especialistas, a proteção com filtro solar deve ser realizada mesmo quando os dias estão nublados, já que os raios ultravioleta (UV) passam pelas nuvens e podem danificar a pele.

Estas pequenas recomendações já contribuem para evitar a maior parte das doenças típicas do verão, como as queimaduras solares e reações alérgicas ao Sol.

Mas quando essa proteção, por algum motivo, não é realizada, as queimaduras na pele são inevitáveis (veja box) e a recomendação quando isso acontece é recorrer à hidratação corporal, inclusive com loções pós-Sol, que podem aliviar a ardência, e reduzir a vermelhidão. O ideal é que esses produtos tenham ativos calmantes e sejam usados várias vezes ao dia.

CUTISANOL GEL AJUDA A ALIVIAR OS DANOS SOLARES NA PELE

Comercializado pelo Laboratório Cristália, Cutisanol Gel ajuda a acalmar e recuperar a pele inflamada pelo Sol, proporcionando sensação de frescor após exposição prolongada. A fórmula também proporciona ação hidratante e umectante para peles secas e ressecadas, sendo ideal após exposição ao Sol, já que ajuda no alívio do ardor e da vermelhidão. Cutisanol Gel tem textura suave e espalha facilmente.

O produto contém óxido de zinco, que atua como uma barreira contra a irritação da pele e auxilia na
cicatrização; além de trazer derivados inorgânicos do bismuto, utilizados topicamente como emolientes, adstringentes e antissépticos.

ENTENDA O ESTÁGIO DAS QUEIMADURAS SOLARES

• Queimadura de primeiro grau: a pele fica quente, vermelha e ardendo.
• Queimadura de segundo grau: ocorre dor, inchaço e bolhas.
• Queimadura de terceiro grau: é o caso mais grave, quando a camada mais profunda da pele é atingida e as bolhas formadas são mais intensas.

CONHEÇA A APRESENTAÇÃO EM PÓ

A família Cutisanol contém o Cutisanol na versão Pó, que previne e trata assaduras causadas por
dermatite de fraldas, brotoejas, além de auxiliar na prevenção dos odores dos pés e axilas. O produto, além de óxido de zinco e subgalato de bismuto, traz um terceiro ingrediente, o iodeto de timol, antisséptico de uso local.

______

Referências
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Disponível em: sbdfl.org.br/noticias/evite-doencas-de-pele-no-verao/. Acesso em: 11/11/2022. 2. Portal Cutisanol. Disponível em: cutisanol.com.br/sobre/. Acesso em: 11/11/2022. 3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense. Disponível em: sbdfl.org.br/noticias/queimadura-solar-exagerou-na-exposicao-ao-sol-saiba-como-cuidar/. Acesso em: 11/11/2022 .4. Bula do Medicamento Cutisanol. 5. Batistuzzo, JAO. Formulário Médico Farmacêutico. 3a Edição, São Paulo.

 

 

Cutisanol gel – subgalato de bismuto + óxido de zinco – gel de uso tópico 100 G, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. INDICAÇÕES: Prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Emoliente, umectante e hidratante. Proteção da pele contra o vento e alívio após exposição prolongada ao Sol. Cutisanol pó – subgalato de bismuto + óxido de zinco + iodeto de timol – pó de uso tópico 150 G, USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. INDICAÇÕES: Prevenção e combate de dermatites causadas pelo uso de fraldas, eritemas provocados por assaduras e brotoejas. Secativo, previne e trata odores nos pés e axilas. Reg.MS nº 1.0063.0257. INSTITUTO BIOCHIMICO IND. FARMA. LTDA. CNPJ 33.258.401/0001-03 – Rua Antônio João 168,194 e 218 – Cordovil – Rio de Janeiro / RJ – CEP: 21250-150 – SAC: 08000238999. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Deixe um comentário