Exclusivo: ApisNutri foca em marca própria para o canal farma

Com portfólio de mel e derivados, além de suplementos, empresa fomenta a estratégia de private label entre as farmácias

Há duas décadas no mercado, a ApisNutri nasceu no Paraná como fabricante de mel e derivados e desde então amplia seu portfólio, apostando em novas frentes de negócios. Uma delas é a terceirização de marca própria, como contou o diretor de estratégia e novos negócios, Dariano Mendonça, para a reportagem do Guia da Farmácia, durante o Conexão Farma 2024, evento promovido em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).

“Apresentamos na feira os produtos do nosso portfólio, mas nosso grande objetivo no evento é a private label. É poder fazer com que redes, associativismos ou farmácias independentes possam desenvolver um pipeline de produtos de marca própria. Essa é a nossa expertise e fazemos todo o desenvolvimento, de A a Z, para que as farmácias possam, de forma simples e dentro de realidade de cada uma, ter a sua marca própria”, explicou Mendonça. Segundo ele, já no primeiro dia da feira, a empresa conseguiu fechar negócios.

Estratégia

Dentro da proposta de private label, a empresa produz mel, spray e extrato de própolis, xarope, vitaminas, suplementos e nutracêuticos em diferentes apresentações (líquidos, encapsulados e pós). “A gente também trabalha com P&D e projetos especiais”, disse o executivo.

Segundo ele, a marca própria no varejo farma é uma estratégia bem desenvolvida nos Estados Unidos e Europa, e que começa a crescer no Brasil. O maior potencial está nas farmácias independentes e no associativismo, considerando o volume de pontos de venda no País.

Como dica para a farmácia fazer a gestão de categoria, Mendonça sugere: “é importante ter a marca que todo consumidor conhece, outra de preço acessível e a terceira opção, uma private label”.

Novos projetos

O mel está no DNA da ApisNutri, mas atualmente são os derivados, a exemplo da linha de própolis, os itens com maior volume de vendas. São produtos que ajudam a melhorar a imunidade e que ganharam força com a pandemia. “A Covid demonstrou que um corpo forte é um corpo nutrido. Não adianta ter uma aparência forte se o sistema imunológico não está bem”, afirmou o diretor.

Ele comentou que, atualmente, há uma dificuldade de ter mel de qualidade no mercado, tamanha a demanda. “Nós estamos com projeto de produzir mel orgânico, que é o nicho do nicho, para qualificar e diferenciar o mercado”, contou Mendonça.

De acordo com ele, outra estratégia que a ApisNutri mira neste ano envolve o mercado externo. “Fizemos a nossa primeira exportação levando mel, extrato e spray de própolis para o mercado americano, que consome 70% de mel que existe no planeta.

Infelizmente, o mel vai para lá como insumo e volta para cá como suplemento. Nós queremos inverter essa ordem”.

Texto e foto: Denise Turco

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