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Exclusivo: Como aumentar as vendas de cuidados íntimos na sua farmácia

Absorventes, lenços e outros produtos podem ser trabalhados para aumentar as vendas de cuidados íntimos no ponto de venda

O mercado de cuidados íntimos mostra que veio para ficar. O segmento de cosméticos e cuidados em geral já estava em crescimento antes da pandemia e com as pessoas ficando em casa por mais tempo, aumentaram os cuidados pessoais.

Um levantamento da Nielsen prevê um aumento de consumo em valor de vendas de produtos para cuidados íntimos de 39% até 2025, subindo de R$ 5,6 bilhões para R$ 7,8 bilhões o faturamento do setor. Dados da Kantar apontam que esta categoria atingiu uma leve queda de 3% em ocasiões de uso no último ano (12 meses terminados em março 2023 na comparação com 12 meses terminados em março 2022). Entretanto, a categoria ainda cresce na comparação com mesmo período de 2021. Entre os brasileiros, atinge 16% das mulheres, que a utilizam cinco vezes por semana. Já entre os homens, chega a 4%, sendo que eles utilizam produtos da cesta quatro vezes por semana.

Assim, confira as dicas da sócia diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, para incrementar suas vendas de cuidados íntimos na farmácia:

  • Segmente os produtos: iniciar o fluxo com cuidados adultos por ser a categoria de menor penetração e com intenção de desenvolver. Deve-se separar os itens de cuidado adulto entre os públicos de baixa mobilidade/alta incontinência e ativo/média e baixa incontinência.
  • Lenços e toalhas umedecidos: as prateleiras superiores devem ser utilizadas para destacar os produtos complementares aos cuidados diários, como os lenços e toalhas umedecidos.
  • Cuidados específicos: no alto da gôndola, alocar os absorventes pós-operatório, por serem itens de nicho. Em seguida, as roupas íntimas, que são itens de maior valor agregado e, embaixo, as fraldas, itens de maior giro.
  • Descartáveis adultos: os absorventes para incontinência ficam no fim da exposição de cuidado adulto já que são os itens que farão a interligação entre os dois mundos explorando o conceito do “todo dia”. No segmento de mulheres, primeiro colocar as roupas íntimas (média incontinência) e, em seguida, os absorventes (baixa incontinência).
  • Protetores diários: organizar os protetores diários entre os itens com e sem perfume e as outras variantes disponíveis no segmento.
  • Absorventes tradicionais: com os produtos focados no ciclo menstrual, dar maior destaque para os itens noturnos (crescimento 1,9%) e diferenciados (crescimento 19%). Finalizar a gôndola com os absorventes tradicionais (itens de maior penetração – 74% dos lares) fazendo a separação dos itens de cobertura suave e seca e as outras versões.
  • Absorventes internos: destacar na parte superior os absorventes internos para estimular vendas, já que são um item de baixa penetração (5,9% dos lares) e apresentam crescimento em valor (3%).

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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