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Exclusivo: Como aumentar as vendas de soluções para lentes de contato na sua farmácia

É na farmácia que o consumidor busca por produtos confiáveis e onde encontra uma maior variedade de opções para a saúde ocular

Elas são usadas por 2 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 1% da população do País, segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). Ao contrário dos óculos, que podem limitar o campo de visão, embaçam e podem até mesmo ser incômodos em certos momentos ou situações, as lentes de contato se movem com os olhos, proporcionando uma visão mais natural e completa.

Assim como as demais categorias relacionadas à saúde e ao bem-estar, é na farmácia que o consumidor busca por produtos confiáveis e onde encontra uma maior variedade de opções para a saúde ocular, como colírios, lubrificantes oculares, vitaminas e suplementos para os olhos, óculos de leitura, entre outros.

Assim, tornam-se canal destino da categoria também porque são conhecidas por fornecer orientação e aconselhamento farmacêutico aos clientes. “No caso dos produtos para saúde ocular, os farmacêuticos podem oferecer informações sobre o uso adequado dos produtos, instruções de dosagem, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. Esse suporte ajuda os clientes a tomarem decisões e a obterem os melhores resultados”, diz o gerente de trade e gerenciamento por categoria na Mind Shopper, Luan Oliveira.

Ele recomenda apostar em grandes marcas, variedade de apresentações e tamanhos de embalagens para atender a diferentes perfis de clientes. E além do sortimento, a exposição também pode ser explorada. “Para aumentar as vendas, o ideal é pensar em estratégias de trade marketing e eventos, utilizar espaços especiais dentro da farmácia para autopromoção, investir em campanhas (sazonais e não sazonais) e marketing digital”, enumera o especialista

Confira outras dicas do gerente de trade:

• É interessante expor as marcas de acordo com o gradiente de preço.

• O antialérgico não deve ser colocado próximo ao lubrificante, para evitar a compra incorreta e, o mais grave, tratamento insuficiente.

• Os soros salinos podem ser alocadas em ao lado dos lubrificantes se a diferença entre as categorias estiver claramente marcada.

• Lágrimas artificiais contam para pontos extras. Esses espaços contribuem para aquisições não planejadas.

• Colírios medicamentosos, como antialérgicos, anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros, são colocados atrás do balcão porque são prescritos.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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