Exclusivo: Extrafarma completa 63 anos com crescimento acelerado

Em matéria exclusiva para o Guia da Farmácia, Extrafarma fala sobre perspectivas após 63 anos de existência

A rede de farmácias Extrafarma completa 63 anos neste ano, com grandes novidades. Em agosto de 2022 a Extrafarma foi adquirida pela Pague Menos. Juntas, tornaram-se a segunda maior rede do varejo farmacêutico do Brasil e uma das dez maiores redes de varejo do País. A aquisição da rede Extrafarma acelerou em três anos o plano de expansão da Pague Menos e consolidou a liderança da companhia nas regiões Norte e Nordeste. Em apenas cinco meses, aproximadamente 400 lojas e quatro Centros de Distribuição foram incorporados à operação da rede.

A integração logística possibilitou uma otimização significativa no abastecimento de lojas, redução no custo do frete, aumento na frequência de abastecimento e redução na ruptura de estoques. No 4T22 também foi observada uma melhora significativa nas margens de Extrafarma, com volume de sinergias avaliado em R$ 34 milhões, equivalente a 15% do potencial estimado.

Outro ponto de destaque foi a conclusão da migração de todos dos sistemas legados Extrafarma para a infraestrutura tecnológica da Pague Menos em fevereiro de 2023, três meses antes do previsto e a unificação dos organogramas corporativos. O processo de captura de sinergias da Extrafarma deve se estender até meados de 2024.

“Desde a aquisição pela rede de farmácias Pague Menos, a Extrafarma tem disponibilizado ainda mais vantagens para seus clientes. Com a inclusão das operações do Clinic Farma, que visa oferecer salas exclusivas para a prestação de atenção farmacêutica, o público pode receber acompanhamento do tratamento prescrito pelos médicos, revisão da medicação e monitoramento de condições como diabetes, hipertensão, risco cardiovascular, asma, programas para parar de fumar e perda de peso, entre outros. Além disso, são realizados testes de verificação de pressão arterial, glicemia, Covid-19, gravidez, influenza, bioimpedância, entre outros. Após uma avaliação cuidadosa do farmacêutico, o cliente é encaminhado ao médico quando necessário. A aquisição também impulsionou a presença da Extrafarma no e-commerce, assim como em Convênios e Parcerias, ampliando o alcance dos benefícios oferecidos por ambas as bandeiras”, contou o vice-presidente de Operações, Real Estate e Gente da Pague Menos e Extrafarma, José Rafael Vasquez.

Em março deste ano, ocorreu a conclusão do processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma pela Pague Menos. Essa integração foi uma etapa importante no plano de captura de sinergias entre as duas bandeiras e contou com a dedicação de cerca de 780 funcionários alocados nos CDs da Extrafarma ao longo de três meses. “Em seu primeiro ano como parte do Grupo Pague Menos, a Extrafarma completa 63 anos e juntos reforçamos o compromisso com a saúde e bem-estar dos nossos clientes. Buscamos oferecer um amplo e diversificado portfólio de produtos, consolidando a posição do Grupo na liderança do mercado e atendendo aos consumidores em todo o Brasil com itens de qualidade a preços acessíveis, proporcionando uma jornada de compra exclusiva”, comentou o executivo.

Ao longo de 2022, foram realizados aproximadamente 2 milhões de atendimentos no Clinic Farma, cerca de 25% do total do mercado de serviços de saúde executados nas farmácias do país. Para consolidar a sua liderança, o plano da companhia prevê a inauguração de 180 lojas nos próximos dois anos, sendo 60 unidades em 2023 e 120 em 2024, além de reformas em lojas das duas bandeiras. “A Pague Menos e a Extrafarma têm como estratégia ter o consumidor como pilar de suas ações, ou seja, atingir o público de ambas as bandeiras com ações online e offline e recheada de interatividade com os clientes.

Atualmente, a estrutura omnichannel da Pague Menos permite a compra de itens pelo app, site Clique&Retire; Prateleira Infinita; lockers e televendas, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. A participação dos canais digitais nas vendas da Pague Menos cresce constantemente. No quarto trimestre de 2022, as vendas omnichannel atingiram 11,4% das vendas totais, crescendo 2,6p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior e mais do que dobrando em dois anos”, contou.

Pague Menos e Extrafarma oferecem verificação gratuita da pressão arterial em comemoração ao Dia Mundial da Hipertensão

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Extrafarma

Deixe um comentário