Exclusivo: Medidas de suporte na farmácia para os sintomas de doenças respiratórias

Profissional dá detalhes sobre os sintomas das principais doenças respiratórias e como tratá-las

As doenças respiratórias podem afetar boca, nariz, laringe, faringe, traqueia e pulmão, e atingir pessoas de todas as idades.

A exposição do organismo a agentes poluentes, produtos químicos, cigarro e mudanças bruscas de temperatura, pode contribuir para o aparecimento e agravamento da condição respiratória.

Além desses fatores, as doenças respiratórias também podem surgir por conta de vírus, fungos e bactérias.

Segundo a otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Dra. Maura Neves, há algumas medidas de suporte para sintomas de doenças respiratórias, como:

  • Soro fisiológico: aplicar solução fisiológica no nariz em forma de aerossol ou spray, ou com o auxílio de uma seringa, ajuda a aliviar os sintomas e a congestão nasal por meio da hidratação e fluidificação das vias aéreas.
  • Umidificadores de ar: para amenizar os desconfortos respiratórios, uma opção são os umidificadores de ar, especialmente em dias com umidade relativa do ar mais baixa. Mas é preciso ficar atento para não deixá-los ligados por períodos longos, uma vez que o excesso de umidade pode colaborar com a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é manter o aparelho ligado em uma intensidade baixa e uma porta ou janela aberta para escape e por períodos curtos.
  • Toalha úmida: outra medida mais econômica e efetiva é colocar uma toalha de rosto úmida no quarto de dormir, perto da cama. Já as bacias não são efetivas porque a superfície e evaporação são pequenas.
  • Hidratação: não se pode esquecer da recomendação universal que é a hidratação, ou seja, ingerir bastante água.

Como expor as soluções para alergias e doenças respiratórias no ponto de venda

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário