Exclusivo: Mercado farmacêutico americano cresce US$1,2 trilhões no MAT 08/2023

Confira os principais dados do Close-Up International sobre o mercado farmacêutico americano

Distribuído num mercado de US$ 632,6 bilhões para retail e US$269,3 bilhões no não retail, o mercado farmacêutico americano cresceu US$ 1,2 trilhões no MAT 08/2023, segundo dados do Close-Up International.

Dividido entre os canais retail, não retail, mail order – mercado que ainda não existe na América Latina, com quase US$ 250 bilhões – e long term care com US$ 42,7 bilhões, o mercado farmacêutico cresce de forma acelerada.

“A participação dos genéricos no mercado americano é de 37%, a participação é muito similar à que temos hoje, porém, a diferença dos genéricos nos EUA e aqui são o pagador. O genérico é um mercado que evolui muito quando ele tem um pagador incentivando que esse medicamento seja colocado na mão do paciente, porque o paciente não vai pedir reembolso de algo que ele não pode ter acesso pelo pagador dele. O genérico é o produto que normalmente está definido para fazer isso”, explica o vice-presidente LATAM do Close-Up International, Paulo Paiva.

Os branded generics representam 62% do mercado e os non drugs apenas 1%.

“Analisando a tendência, como em todos os mercados, em 2020, 2021 e 2022, o mercado americano teve uma expansão causada pelo Covid-19, mas em 2023 retomamos uma situação parecida com a de 2019. Isso aconteceu nos EUA, na América Latina e também no Brasil. Não havia como manter aquela performance do mercado do período da Covid”, destacou Paiva.

Analisando a visão de especialidades, o mercado de diabetes ainda é a grande liderança do mercado americano, com US$ 147,1 bilhões, seguido do mercado de oncologia, com US$ 113,3 bilhões e do de imunossupressores, com US$ 105,8 bilhões.

“De 2022 para 2023, o mercado de diabetes nos EUA avançou cerca de US$ 37 bilhões, representado pelo efeito do Ozempic e de outras drogas que já chegaram por lá, como o Mounjaro e o Wegovy”, destacou Paiva.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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