Exclusivo: MIPs perdem participação de mercado

Close-up International revela alguns dados exclusivos sobre o mercado de MIPs

No Brasil, no MAT 08/2023, o mercado total de medicamentos cresceu 1,6% em unidades e 14,8% em reais com desconto, representando R$206,2 bilhões.

Já o mercado total de farmácias, cresceu em unidades no mesmo período 1,6%, indo de 9 bilhões para 9,2 bilhões.

No mercado farmacêutico total, houve um crescimento de 1,8% em unidades, representando 7,7 bilhões de unidades, e 5,6% no número de pontos de venda, no MAT 08/2023.

Divido em cada tipo de produto, os medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), foram de 20,8% do mercado para 19,6%; os não medicamentos foram de 36,5% do mercado para 37,2%; os genéricos passaram de 21,1% para 21,8% e os medicamentos de marca mantiveram 13,2% do mercado.

“No mercado de depressão, a disputa de preço entre os subcanais é maior, fazendo com que a diferença de preços seja cada vez menor. Quando o desconto praticado pelo fabricante é menor entre os subcanais, o mercado tende a garantir uma maior margem de mark-up. Já quando um mercado tem um maior desconto, maior é a flexibilidade da farmácia em diminuir sua margem para oferecer um preço mais competitivo ao consumidor”, explicou o vice-presidente LATAM do Close-Up International, Paulo Paiva.

As informações foram apresentadas no Outlook 2023, que celebrou os 55 anos do Close-Up International.

Close-Up International comemora 55 anos

Foto e fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário