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Exclusivo: Passo a passo para a elaboração de um plano de marketing eficiente em 2024

O objetivo do plano de marketing é contribuir para que a farmácia crie ações eficientes, que estejam relacionadas ao público que deseja alcançar e a imagem que deseja construir

O plano de marketing é um documento que guia a farmácia na definição das estratégias de marketing, para determinado período, incluindo objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar o canal.

A ação pode ser elaborada para a área de marketing como um todo, mas também, especificadas para campanhas (Black Friday, por exemplo), estratégias (Marketing de Conteúdo ou Marketing de Relacionamento, por exemplo) e produtos ou serviços.

O objetivo do plano de marketing é contribuir para que a farmácia crie ações eficientes, que estejam relacionadas ao público que a marca deseja alcançar e a imagem que deseja construir. 

Para construir o seu plano de marketing, o primeiro passo é definir seu público-alvo e sua persona para o plano. 

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Então, é hora de definir os objetivos que deseja com essa campanha de marketing. Aonde você quer chegar? O quanto quer crescer? Em quanto tempo?

Faça isso de forma realista, com números e prazos concretos. 

Agora é a hora de pensar em como fazer um plano de marketing em degraus, ou seja, qual é cada passo que sua farmácia precisa seguir para alcançar o objetivo final do planejamento de marketing.

Cronograma de atividades

A partir disso, você deve criar um cronograma de atividades, com as ações e datas definidas. No marketing, isso é chamado de calendário editorial. 

Então, descreva os planos de ações, os prazos, quem serão os responsáveis e o plano tático (o que será feito e por quem) em algum documento que fique visível a todos os envolvidos. Existem diversas ferramentas on-line que podem auxiliar nessa organização. São exemplos: Trello, Asana e Notion.  

Após estruturar as ideias, é hora de pensar nos valores de investimentos. O ideal é ter um orçamento já definido para o ano. 

Destine ao menos de 3% a 6% do faturamento bruto da sua loja para as ações de marketing. Dependendo do tamanho do negócio, isso pode variar para mais ou para menos!

Lembre-se: não existe almoço grátis! Para alcançar mais pessoas para dentro da sua farmácia é preciso “tirar a mão-do-bolso” e fazer um investimento constante em marketing. 

Depois, é essencial revisar o que foi feito, desempenho das atividades até o momento e o que poderia ser alterado para melhorar os resultados. 

Dicas de estratégias de marketing para incluir no seu plano

O marketing é muito amplo, mas separamos algumas ações on-line e off-line para ajudar na definição da estratégia de marketing da sua farmácia:

Marketing em ambiente digital

Sua farmácia não está na internet? Então você está perdendo dinheiro! A nova geração e ademais já estão cada vez mais conectadas! Quem aí não tem um celular no bolso? 

Justamente por isso, sua loja precisa marcar presença no mundo digital. Veja em quais canais você pode começar a investir:

  • Redes sociais:

Dá para começar sem pagar nada! Isso se chama tráfego orgânico, quando você não coloca dinheiro e, mesmo assim, alcança potenciais clientes. 

As redes sociais são ótimas nesse sentido. Abra a conta profissional da sua loja em uma delas: Facebook, Instagram e TikTok. Existem muitas outras, porém, essas são as mais conhecidas. 

Mas calma! Não precisa criar contas em todas. Antes, busque saber em qual delas o público-alvo da sua farmácia está mais presente. 

Dica: Facebook é forte em grupos e, geralmente, pessoas com idade mais avançada estão por lá. Essa rede é mais focada em fotos estáticas (sem movimento). 

Já o Instagram é mais popular entre os jovens e pessoas de meia idade, sendo o foco em vídeos curtos e carrossel de imagens. 

No TikTok, você encontra muitas crianças e adolescentes. É uma rede social da geração Z, em busca de vídeos curtos e que prendam sua atenção.   

Como você notou, cada rede social tem um foco e formatos de conteúdos diferentes. O ideal é que sua farmácia esteja em pelo menos uma delas, de preferência, naquela que o público-alvo esteja. 

Que tipo de conteúdo criar nas redes sociais? 

Para redes sociais, todo conteúdo deve ser curto, dinâmico e direto ao ponto! Isso gera engajamento, ou seja, as pessoas prestam mais atenção para no conteúdo, ao invés de ignorá-lo. 

Pense o seguinte: as pessoas não entram em redes sociais para ver anúncios, muito pelo contrário, elas querem se distrair, se entreter, ver amigos, namorar, e por aí vai. Mas então como anunciar um produto da farmácia? 

Muito simples: por meio de conteúdo relevante. Vou explicar melhor: ao invés de publicar uma imagem do produto com o preço, mostre algo útil para a pessoa. Você pode gravar um vídeo curto (no máximo 60 segundos) mostrando como aplicar o produto, ou dando dicas de como usá-lo.

Não se esqueça de fazer o Call to Action (CTA), ou em português, chamada para ação, que nada mais é que falar o que a pessoa deve fazer para comprar o produto. Nessa hora, fale que a farmácia vende tal produto e peça para a pessoa acessar a página da sua loja. 

Dessa forma, você cria uma “propaganda” em forma de conteúdo em que as pessoas vão querer ver e compartilhar. Uma boa dica é caprichar na descrição da publicação, colocando as informações de contato da sua farmácia.  

  • Site

Na internet, temos também os sites. Entre eles, destacamos o e-commerce e blogs. O e-commerce é um tipo de site de venda de produtos, já o blog é um site de conteúdos em texto. Ambos podem ser usados na estratégia da farmácia. 

Veja só: com os conteúdos de um blog, você consegue “atrair” visualizações para sua página, ou seja, pessoas que fazem busca na internet, no Google, por exemplo.

Daí, dentro do blog você pode colocar os produtos vendidos pelo e-commerce da sua farmácia, criando conteúdos explicativos, dando dicas de como usar. De modo geral, blogs são formados por conteúdo em texto e logo, podem ser mais aprofundados. 

Se quiser começar apenas com um deles, comece pelo e-commerce, pois nele é quem vão aparecer os produtos para que as pessoas comprem. 

De forma breve, o e-commerce é uma plataforma que vai unir o sistema da sua farmácia com a internet. Assim, quando uma pessoa acessar o site da farmácia e fizer uma compra, ela vai aparecer direto no caixa da loja, para que seja enviada para o endereço. 

Você pode criar um e-commerce do zero, contratando um programador web. Mas isso levaria muito tempo e precisaria de um investimento considerável. 

Qual o melhor conteúdo para o site da farmácia?

Para o e-commerce, busque colocar todos os produtos que são permitidos por lei, isto é, sem prescrição (OTC), itens de saúde, correlatos, principalmente higiene, perfumaria e cosméticos.

Geralmente, na página principal do e-commerce, é necessário mostrar aqueles produtos que são os campeões de vendas, além das ofertas do dia e promoções oferecidas pela sua loja. 

Como o site da farmácia pode ser encontrado na internet?

Existem duas formas para isso: organicamente ou anúncios pagos. Na forma orgânica, como já mencionamos, o conteúdo de um blog, por exemplo, é ranqueado pelos mecanismos de buscas, fazendo com que o site aparece para quem pesquise na internet. 

Essa forma é bem mais demorada e de médio/longo prazo, pois exige constate publicação de conteúdo, técnicas de SEO e assim por diante.

Agora, na forma paga, o famoso ADS, é instantâneo! Pagou, apareceu. Você pode anunciar o e-commerce da sua farmácia nas redes sociais, por meio do Meta ADS (Facebook e Instagram) e também no Google ADS, em que o site aparecerá nas primeiras posições quando um cliente pesquisar um determinado produto que você vende. 

Nesse ponto, recomendamos o auxílio de um bom profissional de marketing, normalmente um gestor de tráfego para que ele ajude na criação das campanhas.

O ponto negativo do ADS é se você parar de pagar, irá parar de aparecer nas primeiras posições de buscas na internet. Por isso, é fundamental também criar conteúdo orgânico.     

WhatsApp 

Apesar do WhatsApp não ser uma rede social ou um site, sendo uma ferramenta de comunicação, está presente em praticamente todos os celulares. 

Sua farmácia pode se beneficiar disso ao utilizar estratégias de marketing para WhatsApp. Não se esqueça de colocar no plano de marketing ação para esse aplicativo de celular. 

Algumas delas, podem ser:

  • Criar grupos de clientes (sempre com autorização prévia, cuidado com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados) em que você envia, semanalmente, ofertas exclusivas; 
  • Enviar mensagens personalizadas para o cliente por meio do WhatsApp, como por exemplo lembrar da próxima compra de medicamento de uso contínuo (existe sistema de farmácia que faz isso de forma automática); 
  • Criar listas de transmissão, ou seja, comunidades de ofertas, em que o próprio cliente entre, espontaneamente. Assim, você terá um local para sempre avisar os clientes de promoções e ofertas de sua loja. Você também pode fixar em local visível da farmácia um QR Code para que o cliente aponte a câmera do celular e entre nesse grupo. Investir na produção de conteúdo relevante para obter mais tráfego orgânico em seu site ou blog;
  • Criar campanhas de mídia paga, como no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn, Twitter e etc.
  • Construir uma lista de contatos para fazer campanhas de e-mail marketing;
  • Investir no marketing para redes sociais com conteúdo relevante e que crie engajamento.

Marketing tradicional 

Não pense que o marketing tradicional – aquela propaganda que passa no intervalo da novela ou o carro de som que da sua cidade, não funciona. Muito pelo contrário! 

O caso é que não existe distinção entre Marketing e “Marketing Digital”, já que tudo é uma coisa só! A diferença está nos canais, ou seja, onde você vai divulgar sua marca: no digital ou no off-line.  

Dito isso, acompanhe uma listagem de canais off-line (marketing tradicional) para divulgar sua farmácia:

Off-line

Tabloide de ofertas: fazer uma tiragem de tabloide de ofertas para fixar bem na entrada da farmácia (muitos consumidores ainda preferem o caderninho de ofertas, principalmente o público idoso). Aproveite e também disponibilize a versão digital do tabloide, enviando nos grupos de WhatsApp, por exemplo. Assim, você consegue atingir o público que está no digital. 

Anúncios em mídias locais: faça uma pesquisa informal entre as pessoas da cidade em que sua farmácia atende, buscando saber qual canal elas mais consomem conteúdo: rádio, televisão, revista, rede social, etc.

Essa fonte de dados será muito útil para que no calendário de marketing você destine verba para outras publicidades mais tradicionais, que tenham apelo no seu público-alvo. 

Exemplo: muitos consumidores da farmácia podem ser ouvintes da rádio local da cidade. Nesse caso, faz sentido a farmácia anunciar por lá. E por aí vai.

A regra é simples: anuncie onde seus potenciais clientes estão! Seja em mídia tradicional (off-line) ou digital (on-line). 

Patrocínio de eventos locais: essa é uma ótima estratégia para tornar mais conhecida e imagem da farmácia em sua região. Estampar o logotipo da loja em eventos onde a população marca presença. 

Isso faz parte da construção do branding no marketing, que nada mais é do que fazer com que a marca seja conhecida pelo maior número de pessoas possível. 

Você pode patrocinar eventos beneficentes, criando uma conexão entre sua farmácia com responsabilidade social, construindo uma imagem positiva e por consequência, mais confiança em quem for comprar na sua farmácia. 

  • Criar materiais gráficos como flyers e folders para enviar como mala direta ou panfletar em locais que seu público-alvo esteja presente.
  • Anunciar em jornais, revistas, rádio ou TV a fim de alcançar um número maior de pessoas.
  • Organizar eventos em datas sazonais. 

Fonte: Guia da Farmácia, em parceria InovaFarma

Foto: Shutterstock

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