Confira insights do Close-Up International
Entre agosto de 2022 e agosto de 2023, os medicamentos de prescrição, em todas as classes, tiveram alta no consumo, liderado pela classe C, com um aumento de 3%, crescendo no total, 2,2%, de acordo com dados do Close-Up International.
A pesquisa da entidade mostrou que as cidades de pequeno porte continuam sendo o combustível para o crescimento do mercado. Os municípios de 20 a 50 mil habitantes cresceram 3,6% no consumo de unidades de medicamentos, enquanto nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes o consumo caiu 0,1%.
O Close-Up International também divulgou o seu ranking com os 15 produtos de prescrição com mais penetração no mercado no MAT 09/2023, em valores em reais. No top 3, estão Glifage XR, com 2,5% de penetração no mercado e 0,4 pontos percentuais de crescimento; Amoxicilina LNI, com 17,% de penetração e 0,2 pp de crescimento; e Azitrominicina LNI, com 1,4% de penetração e 0 pp.
Perderam penetração os medicamentos Rivotril (-0,1 pp); Losartan LNI (-0,1 pp); e Amoxi. Clav. LNI (-0,1 pp). Já o maior crescimento, fora o top 3, ficou por conta do Clavulin BD, com alta de 0,2 pp.
Vendas de medicamentos para diabetes ultrapassam R$ 3,1 bi de janeiro a setembro
Fonte: Guia da Farmácia, com informações do Close-Up International
Foto: Shutterstock