Exclusivo: testes rápidos são aposta da MedLevensohn para 2024

A liberação de exames nas farmácias deve gerar novas fontes de receitas para o mercado farma e praticidade para o cliente

A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – RDC 786 –, que autoriza a realização de exames e testes rápidos em farmácias e drogarias, abre novas perspectivas de negócios para o varejo e para a indústria, como é o caso da MedLevensohn. Há 21 anos no mercado, a companhia produz testes rápidos para diversas doenças. Além de equipamentos para monitoramento de diabetes, hipertensão arterial e colesterol; medição de temperatura; materiais descartáveis; cosméticos; e produtos ortopédicos.

“A aprovação da assistência farmacêutica com os testes rápidos, permitida dentro de algumas regras, foi um avanço espetacular que vai fazer da farmácia um ponto para a população realizar exames com maior rapidez e efetividade”, disse o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster, em entrevista ao Guia da Farmácia durante o Conexão Farma 2024. Evento realizado em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).

Serviços clínicos

Segundo o executivo, a prestação de serviços clínicos e testes em farmácias já é uma cultura nos Estados Unidos e na Europa, e deve trazer oportunidades para o mercado nacional, que, inclusive,  já teve aprendizados com a pandemia da Covid.

“É preciso se reinventar para atender as demandas da população. A Covid mostrou que o teste rápido tem muita qualidade e eficiência. Aquele mito de que não funciona, conseguimos desmistificar. Ainda veremos muitas epidemias que podem ser tratadas. Por isso, é importante atentar para o teste rápido, que faz parte de uma nova movimentação tecnológica do mercado”, afirmou Szuster.

Segundo ele, a MedLevensohn foi uma das três primeiras no Brasil a disponibilizar o teste de Covid e, agora, produz o teste para dengue. Mas esse tipo de solução não se restringe a situações emergenciais, mas para o cuidado com a saúde de modo geral.

Prevenção

Para o CEO, com o maior acesso aos testes rápidos, é possível diminuir a necessidade da medicina corretiva, e focar na prevenção, acelerando o diagnóstico e, em alguns casos, reduzindo o uso de hospital e plano de saúde. “No Brasil, de um lado, os planos de saúde estão reajustando os preços. E, de outro, o paciente não tem condição de pagar. Cada vez mais, abre-se uma lacuna de pessoas a serem tratadas”, observou o executivo.

Lançamentos

Considerando esse cenário, a Medlevensohn apresentou em seu estande no Conexão Farma 2024 a sua nova identidade visual. A empresa ainda destacou o lançamento do teste rápido de Hemoglobina Glicada. Indicado para acompanhamento e rastreamento do diabetes mellitus. O teste de perfil lipídico, que cobre todos os tipos de colesteróis; além de outros produtos focados no canal farma.

Szuster disse, por exemplo, que o teste de hemoglobina glicada fornece um parâmetro dos últimos 90 dias. “A diminuição desse parâmetro significa que a pessoa está voltando à normalidade”, afirmou.

A empresa também levou para o evento o Medmóvel, unidade móvel de saúde da companhia, para que os visitantes pudessem aferir a pressão e monitorar a glicemia sanguínea. “Participar da Abradilan Conexão Farma é uma grande oportunidade de trocar experiências com outros players do mercado e contribuir juntos para a evolução do setor no país, que tem grande potencial de crescimento. Além disso, permite que possamos estar ainda mais próximos dos nossos clientes e gerar novos negócios”, disse Szuster.

Texto e foto: Denise Turco

Procura por testes rápidos da dengue nas farmácias aumentou 650% entre novembro e janeiro

Deixe um comentário