Exclusivo: Thérapi busca ampliar participação no canal farma

Com mix de Florais de Bach, óleos essenciais e suplementos, empresa planeja expandir os negócios

Em sua estreia no Conexão Farma, promovido em março pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), a Thérapi buscou reforçar o seu portfólio de produtos para tratamentos alternativos e buscar novos parceiros de negócios no canal farma.

A empresa está há oito anos no mercado produzindo Florais de Bach para uso adulto e pediátrico. Além de óleos essenciais terapêuticos, destinados a aromaterapia e aromatização de ambientes. E mais: medicamentos homeopáticos e suplementos, como melatonina, cúrcuma e semente de abóbora. Com sede em Arroio do Meio (RS), a indústria possui três centros de distribuição – no Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo.

“Essa primeira participação no evento casa muito bem com a nossa estratégia. Hoje, caminhamos para uma distribuição mais estruturada no canal farma. Para isso, buscamos parceiros estratégicos em algumas regiões do Brasil que melhorem o nosso nível de serviço e diminuam a ruptura nos pontos de venda”, afirmou o diretor comercial e operações da Thérapi, Maicon Venzke, para a reportagem do Guia da Farmácia durante o Conexão Farma 2024.

“Hoje, estamos em mais de 40 mil pontos de venda no Brasil. Temos estratégias para ampliar a nossa participação no canal de farmácias independentes. Mas também o desafio de aumentar a nossa presença nas grandes redes”, disse a gerente de marketing da Thérapi, Paula Gewehr.

Assim, além de apresentar o mix de produtos, a empresa anunciou no evento que passa a atuar em mais uma frente de negócio: a terceirização de marca própria.

Oceano azul

De acordo com Venzke, hoje a estratégia relacionada ao portfólio, entrada e/ou ampliação em novas categorias  está totalmente ligada às Práticas Integrativas e Complementares (PICS). As PICS, do Sistema Único de Saúde (SUS), são autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, das 29 práticas integrativas, a empresa atua em quatro com seu mix de produtos e enxerga potencial no nicho de tratamentos alternativos, que é voltado para cuidado da saúde, bem-estar e saúde mental. “Dados da Fiocruz mostram que mais de 60% da população, entre 2021 e 2022, buscou tratamentos alternativos”, afirmou o executivo.

“Vemos essa área como uma oportunidade, mas sabemos que é preciso se especializar, ouvir as tendências do mercado e capacitar a nossa equipe de vendas e nossos clientes para apresentar os tratamentos alternativos para os consumidores”, disse Paula.

Como exemplo, Venzke comentou que a categoria de florais apresenta rentabilidade atrativa e ajuda a aumentar o tíquete médio da farmácia. “Um floral de Bach é comercializado entre R$ 36,90 e R$ 39,90 e pode entregar uma margem entre 35% e 45%”, disse o executivo.

Texto e foto: Denise Turco

 

CFF regulamenta a atuação do farmacêutico na Aromaterapia e no uso de óleos essenciais

Deixe um comentário