Experiência de compra híbrida deve dominar setor varejista global em 2023

Com os consumidores identificando inúmeros desafios, os varejistas que oferecem a experiência de compra mais perfeita, online e na loja, prosperam

O setor de varejo está assumindo oficialmente o modelo de negócios e compra híbrida.

A forma como os consumidores compram mudou radicalmente, mais uma vez devido a uma crise global na cadeia de suprimentos que limitou a seleção de produtos, inflação e questões cambiais.

Além, também, do aumento da disponibilidade de opções de compras que agora permitem que os consumidores obtenham produtos quase em tempo real.

De acordo com a nova pesquisa global da SOTI, “O Efeito Tec: Fortalecendo o omnichannel para atender às demandas do consumidor“, à medida que o setor evolui, os varejistas que não utilizarem tecnologia para aprimorar experiências de compra on-line e na loja correm o risco de perder consumidores para concorrentes mais rapidamente do que em anos anteriores.

Desafios de compras do consumidor em 2022  

O relatório de varejo de 2023 descreve que os problemas econômicos e da cadeia de suprimentos não facilitaram a compra dos consumidores, com 88% dos consumidores enfrentando problemas de disponibilidade, preços e remessa.

Este é um aumento de 7% em relação ao relatório do ano anterior, levando os consumidores a ficarem atentos a soluções para esses fatores antes de fazer uma compra online ou na loja:

Itens são mais caros 58%
Itens não estão mais disponíveis 34%
Tempo de entrega é maior que o normal 31%
Fretes são mais caros 28%

 

O melhor dos dois mundos  

Com os consumidores identificando inúmeros desafios, os varejistas que oferecem a experiência de compra mais perfeita, online e na loja, prosperam.

O relatório constatou que 41% dos consumidores mexicanos, por exemplo, ainda preferem fazer compras online.

Embora enfatize a força do comércio eletrônico, a pesquisa confirma uma tendência consistente para um modelo de compras híbrido. Isso oferece aos varejistas uma oportunidade de mesclar estratégias de ambos os mundos e corrigir os pontos problemáticos do consumidor.

Esta é uma tendência vista globalmente. A França (41%) e a Austrália (40%) relatam a preferência do consumidor por continuar comprando itens online e retirar na loja, enquanto os consumidores na Alemanha (68%) e no México (62%) têm maior probabilidade de continuar comprando na loja.

Não apenas o processo de compra é importante para os consumidores, mas também o atendimento. Dois terços dos consumidores esperam saber onde está seu pedido dentro do processo de entrega, em todos os momentos, 75% quando se trata do México, e mais de sete em cada dez continuaram comprando com marcas que poderiam entregar mercadorias a eles mais rapidamente (74%). Na verdade, um terço dos consumidores globais concorda que conhecer o parceiro de entrega de um varejista determina se eles concluirão um pedido. Isso repercutiu mais entre os consumidores do México (75%), Austrália (72%) e França (72%).

A grama do vizinho pode ser mais verde

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes de seus gastos e das marcas que compram, o impacto do carbono está se tornando um novo fator decisivo.

O relatório ecoa esse sentimento com mais da metade dos consumidores (54%) concordando que preferem uma maneira mais sustentável de devolver seus produtos com México, Canadá e França entre os que mais concordam. Além disso, 51,7% dos entrevistados no México concordam que prefeririam comprar com um varejista que oferece compensação de carbono e embalagens mais recicláveis.

Comissionado pela SOTI, e desenvolvido pela Arlington Research, agência independente de pesquisa de mercado, realizou 10 mil entrevistas usando uma metodologia online, com adultos de 18 a 65 anos com cotas representativas nacionalmente sobre gênero, idade e região definidas em nível de país entre 26 de outubro e 3 de novembro de 2022.

A saber, as 10 mil entrevistas foram divididas em oito mercados: EUA, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França, Suécia e Austrália.

Fonte: SOTI

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário