Diante do aumento do número de casos de gripe e o avanço da variante Ômicron do coronavírus, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, irá realizar uma webinar com orientações práticas aos farmacêuticos sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Covid-19 e gripe.
O objetivo é propiciar ferramentas aos profissionais para identificação de sintomas, orientação sobre o uso de medicamentos, mesmo os que não exigem prescrição, postura do profissional mediante um resultado positivo e negativo no teste.
Depois disso, como fazer o encaminhamento ao atendimento médico, notificação do resultado às autoridades sanitárias, entre outros.
Tendo, portanto, em vista a crescente procura da população por testes rápidos e medicamentos.
Desde março de 2020, as farmácias são estabelecimentos de saúde habilitados à realização de testes rápidos para Covid-19 e têm recebido alta demanda.
O que tem, portanto, causado inclusive falta de testes e medicamentos, entre eles antigripais.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), desde então, já foram realizados mais de 12 milhões de testes, sendo que mais de 2 milhões foram positivos.
Outra importante orientação para a população que será ressaltada aos farmacêuticos: enfatizar à população sobre o uso de antimicrobianos e antiparasitários, que não tem eficácia contra vírus.
Webinar – Orientações práticas para o farmacêuticos
13/01 (quinta-feira) – 19h
Canal do CRF-SP do YouTube: youtube.com/crfspcanal
Fonte: Jornal da Franca
Foto: Shutterstock