Farmais espera abrir mais 15 unidades em Minas Gerais

A rede de farmácias já possui oito lojas no Estado

A rede de farmácias Farmais pretende abrir, pelo menos, 15 novas franquias em Minas Gerais no próximo ano. A empresa definiu o Estado como alvo de seu projeto de expansão. A companhia deve investir aproximadamente R$ 9 milhões na abertura dessas lojas, o equivalente a R$ 600 mil por unidade.

As novas unidades estarão localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vale do Aço, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. A expectativa da marca é que as lojas gerem cerca de 130 vagas de emprego diretas em Minas Gerais, com pelo menos nove pessoas empregadas em cada farmácia.

O gerente de expansão da Farmais, Ricardo Oliveira, destaca que as novas franquias contarão com um mix de produtos elaborado especificamente para o público mineiro. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica.

A empresa, que já possui oito unidades no Estado, também espera inaugurar mais 50 lojas em todo Brasil. A Farmais também inclui os estados do Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul como regiões prioritárias para a expansão da marca no País, assim como Minas Gerais.

Franquias e varejo independente compõem estratégia de expansão da Farmais por Minas Gerais e pelo País

A rede Farmais conta com 225 lojas em nove estados brasileiros, sendo 160 em São Paulo. A empresa está prestes a atingir a marca de R$ 1 bilhão em faturamento anual em 2023. No ano passado, o faturamento foi de R$ 870 milhões.

O plano de expansão está baseado na captação de franqueados e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. O foco nos empreendimentos independentes – que não estão ligados a grandes marcas, redes associativistas ou franquias – visa atrair empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.

De acordo com levantamento realizado pela empresa de conteúdo e serviços para a indústria farmacêutica, Close-Up International, o Brasil já conta com mais de 90 mil farmácias em funcionamento, o que representa avanço de 9,9% nos últimos dois anos. Dentre elas, cerca de 53 mil pertencem ao varejo independente. Juntos, os negócios respondem por 59% dos Pontos de Vendas (PDVs), porém, também concentraram 81% das lojas fechadas durante o período.

O CEO e sócio da Farmais, Ricardo Uemura Kunimi, reforça que a meta da empresa é atrair os investidores com experiência no setor. “Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, revela. O objetivo é alcançar o número de 500 unidades.

A taxa de franquias da marca é de R$ 50 mil, com investimento total a partir de R$ 800 mil. Já para a conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.

A companhia também lançou, recentemente, uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista, em São Paulo, para comandar as operações.

Nova Farmais aposta em linha própria e mira futuro IPO

Fonte: Diário do Comércio

Foto: Farmais

Deixe um comentário