FDA aprova novo medicamento injetável capaz de reduzir o peso de uma pessoa obesa em 25%

Todo medicamento deve ser utilizado com o acompanhamento do prescritor

A Food and Drug Administration (FDA), entidade vinculada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, autorizou o uso do Zepbound, um medicamento injetável destinado ao controle da obesidade, que pode reduzir o peso em até 25%.

A decisão da FDA de aprovar o medicamento tirzepatida, adiciona uma ferramenta robusta ao crescente conjunto de tratamentos para a obesidade. O Zepbound, nome comercial do medicamento, contém o mesmo composto do reconhecido medicamento para diabetes, Mounjaro.

A FDA concedeu aprovação para o Zepbound a pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou superior, classificando-as tecnicamente como obesas, ou aquelas com IMC de 27 que também apresentam condições associadas ao peso, como pressão alta. Os reguladores enfatizam que o medicamento deve ser utilizado em conjunto com uma dieta de redução calórica e aumento da atividade física.

A aprovação do Zepbound segue a análise de dois amplos ensaios clínicos pela agência. Um desses estudos envolveu adultos com excesso de peso ou obesidade, portadores de pelo menos uma condição associada ao peso, enquanto o outro incluiu pacientes sem diagnóstico de diabetes.

Em ambos os casos, o medicamento foi administrado em conjunto com uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física. Contudo, destaca-se que o Zepbound foi aprovado exclusivamente para uso em pessoas com condições relacionadas ao peso, como pressão alta, colesterol elevado e diabetes tipo 2, em conjunto com mudanças no estilo de vida.

Embora o medicamento injetável opere em conjunto com alterações nos hábitos, isso não implica em sua ineficácia. Em ambos os ensaios clínicos, após 72 semanas de tratamento com o medicamento em três doses, todos os participantes experimentaram uma redução estatisticamente significativa no peso corporal.

No estudo com pacientes sem diabetes, 28,7% dos indivíduos que receberam Zepbound perderam até 25% do peso corporal, sendo que aqueles que receberam a dose mais alta apresentaram, em média, uma redução de 18% no peso corporal – uma diminuição considerável.

Efeitos colaterais

Em uma pesquisa financiada pela Eli Lilly sobre a tirzepatida para obesidade, problemas gastrointestinais foram os efeitos colaterais mais comuns. Cerca de um terço dos participantes que receberam a dose mais elevada de tirzepatida relataram náuseas, enquanto aproximadamente um quinto apresentou diarreia. Alguns participantes também mencionaram dor abdominal, vômitos, prisão de ventre, dor de cabeça e tonturas. A FDA destaca que pessoas que utilizam o Zepbound também podem experimentar arrotos, queda de cabelo e refluxo gastroesofágico.

EUA aprovam primeira vacina de chikungunya, feita pelo Butantan

Foto e Fonte: CFF

Deixe um comentário