Febrafar e CRF-SP se unem para ensinar gestão eficiente a farmácias e drogarias

Em evento com cobertura do Guia da Farmácia, Febrafar e CRF-SP falam sobre a gestão eficiente para farmácias e drogarias

O Conselho Regional de Farmácias de São Paulo (CRF-SP) e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), promoveram um ciclo de palestras com a participação de farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, visando esclarecer dúvidas sobre como implementar ferramentas eficientes de gestão em farmácias e drogarias visando alavancar os negócios.

“Pretendemos dar continuidade a essa parceria e levá-la para outras regiões, pois o Estado de São Paulo congrega muitos empreendedores que podem se beneficiar dessa estrutura que a Febrafar oferece. Enquanto gestores do Conselho, sabemos que o modelo associativista é o que oferece melhores condições para o farmacêutico independente que precisa sobreviver, crescer e traçar perspectivas para o futuro. Isso empodera os farmacêuticos e abre horizontes, inclusive para os que hoje são empregados, mas adquiriram conhecimentos e têm o desejo de empreender; nesse sentido, o associativismo pode vir a ser um bom caminho rumo ao sucesso”, disse o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow.

Durante o evento, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, também apresentou dados da entidade e do mercado, que em 5 anos, passou de 78 mil farmácias, para mais de 91 mil, segundo dados do IQVIA, com faturamento anual de mais de R$187 bilhões. Dessas, cerca de 15% são associadas Febrafar, com faturamento de mais de R$26 bilhões. “Em cinco anos, crescemos 2% em participação de loja e 3% em share de mercado, que representa R$5 bilhões a mais de faturamento que está dentro do associativismo. Segmentando, a Febrafar cresceu 103% no período, enquanto o mercado cresceu apenas 60%”, explicou Tamascia, destacando que nesses 5 anos, das 17 mil farmácias que fecharam no País, apenas 71 foram da Febrafar.

“Nosso trabalho é muito voltado à gestão, ao empreendedorismo e à digitalização, que são ferramentas que podem ser utilizadas em decisões que o empresário toma diariamente e que ele pode tomar baseado em dados e informações, e não com base em seus sentimentos e percepções, apenas no automático”, destacou o diretor de Inovação da Febrafar, Ney Henrique Santos.

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Foto e fonte: Guia da Farmácia

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