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Fidelização e omnicanalidade desafiam mercado de produtos para cabelos

Tendências em personal care movimentam o setor de cabelos

“O nosso país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo (desde cosméticos para cabelo e pele a perfumes e produtos para higiene), de acordo com a Euromonitor. E é o terceiro país que mais gasta com produtos de beleza, segundo uma pesquisa divulgada pela Technavio”, afirma, o diretor de negócios da unidade cabelos da Flora, Daniel Tiraboschi.

Já a Euromonitor International aponta que os produtos para cabelos cresceram 4,6% em 2020, em relação ao ano anterior, atingindo R$ 23,175 bilhões.

Contudo, ainda há um desafio observado na categoria: a fidelização.

“Os consumidores brasileiros são muito ligados em novidades, o que faz com que estejam sempre experimentando novas marcas e produtos.”

Tendências de consumo

Buscando trabalhar a fidelização, o mercado tem se atentado às tendências em “hair care” – algumas delas, inclusive, despontaram durante a pandemia.

Ainda de acordo com Daniel, os produtos para cabelos com todos os tipos de curvatura, além dos ingredientes naturais e veganos, estão entre as tendências de consumo.

“Um levantamento da Mintel em 2021, 68% da população brasileira possui algum tipo de curvatura capilar. Tivemos um reflexo das mudanças de hábitos que ocorreram durante a pandemia, quando muitas pessoas decidiram fazer a transição enquanto estavam confinadas, aceitando seus cachos e volume.”

Já em embalagens, os shoppers estão atentos aos rótulos e às composições dos produtos. As embalagens denominadas funcionais, que são consideradas mais resistentes e facilitam o uso, também têm sido mais buscadas.

Omnicanalidade na categoria

Na visão de Daniel, todo o segmento de Personal Care precisa se adaptar e investir em estratégias focadas no conceito omnichannel.

“O varejo físico sempre será fundamental na venda de itens usados no dia a dia, como shampoos e condicionadores, visto que, muitas vezes, o shopper se atenta durante a compra que precisa repor esses produtos”, destaca.

Porém, o diretor observa que o e-commerce tem ganhado espaço.

Sobretudo na busca por atrativos como promoções e cupons de desconto, sendo utilizado, ainda, como uma alternativa na compra de produtos não encontrados nas lojas físicas.

Mudanças na Flora

Com essas transformações de mercado, a  – que soma mais de 180 SKUs para cabelos nas marcas Neutrox, OX Cosméticos, Kolene e Karina – tem modificado seu portfólio e suas estratégias de canais.

“Estamos investindo nas nossas redes sociais, no e-commerce da Flora e em marketplaces, mas sem deixar de lado as lojas físicas, que são fundamentais para o segmento”, revela, então, o executivo.

Todavia, a empresa também está transformando suas linhas em veganas – entre 23 linhas, 17 não têm ingredientes de origem animal.

E ainda planeja “diversas novidades” para a categoria, que é, portanto, a sua maior unidade de negócios.

“As marcas de cabelos representam cerca de 30% das inovações da Flora. Só no ano passado, o investimento foi de R$ 10,6 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento, incluindo o pipeline de inovação de Neutrox, OX, Kolene e Karina”, finaliza Daniel.

Fonte: GiroNews

Foto: Shutterstock

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