HPV: SP amplia vacinação para jovens de 15 e 19 anos

A cidade adotou a vacina HPV há 10 anos e já aplicou mais de dois milhões de doses. Ela protege contra os 4 tipos do papilomavírus humano

A Prefeitura de São Paulo começa a ampliar, a partir de maio, a vacinação contra o HPV para jovens de 15 e 19 anos em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) da cidade. Até então a vacinação era destinada ao público de 9 a 14 anos.

Outra novidade é que, a partir de agora, o imunizante passa a será aplicado em dose única (originalmente eram duas doses).

A vacina contra o HPV protege contra os quatro tipos do papilomavírus humano responsáveis pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre as mulheres, além de outros cânceres e verrugas genitais.

Cobertura vacinal baixa

A cidade de São Paulo adotou a vacina HPV há 10 anos e já aplicou mais de dois milhões de doses. A cobertura na faixa etária dos 9 aos 14 anos está em 72,41% para as meninas e 43,37% para meninos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e buscada pelo PMI é de 80%.

Na capital, o público estimado para a vacina na faixa dos 9 aos 14 anos na capital é de 825.336 pessoas. Já na faixa dos 15 anos 20 anos, é de 1.536.867. Para tomar a vacina, basta apresentar RG e cartão do SUS na UBS mais próxima de casa.

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Leia mais:

Brasil adota esquema de dose única para vacina contra HPV

Deixe um comentário