Meu cliente não voltou, e agora?

Após dez anos de seu lançamento, o livro Meu cliente não voltou, e agora? passou por uma profunda revisão e atualização

No dia 7 de março, lancei na Livraria da Travessa, do Shopping Iguatemi, a nova edição deste livro que se tornou referência no segmento varejista. Após dez anos de seu lançamento, o livro Meu cliente não voltou, e agora? passou por uma profunda revisão e atualização! Afinal, muita coisa aconteceu desde então.

Nesta nova versão, retrato o impacto que a pandemia da Covid-19 causou no segmento varejista, seja por meio das novas formas “de se fazer varejo”, agora on e off, seja no tocante ao conhecimento dos consumidores e shoppers, seja nos desafios de colocá-los no centro das decisões e nas estratégias de direcionar as ações em todos os Ps: Ponto de venda (PDV) – layout, modelo de negócio, tipo de loja, localização, produto, preço, promoções, prateleira.

Outro destaque relevante apresentado na nova versão versa sobre as reflexões da influência e do papel da tecnologia, do e-commerce, do digital nos negócios e os desafios e complexidade ainda mais intensa de reter e fidelizar o cliente.

Por meio do conteúdo teórico e sua aplicação prática, por intermédio da história do Supermercado Volte Sempre (baseada em casos reais), é possível aprimorar as ações em cada etapa da jornada de compra e consumo, melhorando o atendimento ao cliente, sua satisfação, proporcionando a ele uma melhor experiência.

Traz à tona os novos valores que ganharam expressão nas decisões e escolhas dos clientes – valores, inclusive, conectados à nova era –, não apenas atributos funcionais, como também aspectos voltados à sociedade – como as empresas estão contribuindo com a sociedade em que estão inseridas; valores relacionados à sustentabilidade – o que as marcas estão fazendo para reduzir os impactos ambientais; inclusão, diversidade, atributos que passam a fazer parte das escolhas.

Também destaca a consolidação de algumas tendências como:

1. Praticidade, conveniência, saudabilidade, acessibilidade, conectividade; reforça o conceito da ominicanalidade onde o cliente quer ser atendido, no momento que deseja, da forma que deseja, onde e como deseja, naquilo que necessita;

2. Destaca a hiperpersonalização (feito para mim) – o cliente quer uma compra mais personalizada, com um atendimento adequado às suas necessidades e ao seu perfil, entre outros aspectos relevantes;
Com capítulos inspirados em casos reais, há depoimentos de varejistas, parceiros, casos de sucesso e desafios, testes práticos, um convite ao leitor para interagir com a autora e se sentir parte da história.

Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock

Dosagem Certa

Edição 378 - 2024-05-06 Dosagem Certa

Essa matéria faz parte da Edição 378 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Fátima Merlin, fundadora da Connect Shopper, consultora de varejo e shopper marketing, especialista em gerenciamento por categoria, palestrante e autora do livro “Meu cliente não voltou, e agora?”.