Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Fiocruz e Universidade de Masaryk discutem parceria internacional

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 21 de março de 2024 Atualizado em: 20 de março de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
fiocruz-e-universidade-de-masaryk-discutem-parceria-internacional

A Fiocruz recebeu (1º/3) a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, e representantes da Universidade de Masaryk, situada em Brno. O reitor, Martin Bares, e o vice-reitor de internacionalização da instituição, Petr Suchy, apresentaram o projeto MUNI BioPharma Hub e falaram sobre a possibilidade de parcerias na área de ciência, tecnologia e inovação entre a Fiocruz e a Universidade de Masaryk. O diálogo sobre cooperação internacional entre Pavla Havrlíková e o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) foi iniciado em 2023.

Os representantes da universidade checa estão interessados em estabelecer colaborações científicas nas áreas de pesquisa biomédica, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas. Após visitar o Castelo Mourisco da Fundação, eles se reuniram com as assessoras do Cris/Fiocruz, Ilka Vilardo e Ana Helena Gigliotti; os representantes da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Wim De Grave e Janine Boniatti; o coordenador da Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pictis), Carlos Eduardo Rocha; o coordenador da rede de enfrentamento de doenças metabólicas e do envelhecimento do PrInt-Fiocruz-Capes, Vinicius Frias; e o coordenador do Curso Lato Sensu de Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica, Eduardo Souza, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

Win De Grave falou sobre o histórico da atuação da Fiocruz, com destaque para seus diversos programas de pesquisa, os dados sobre a produção de vacinas e medicamentos, as cooperações para transferência de tecnologia, a pesquisa translacional e a rede de plataformas ligadas à VPPCB/Fiocruz. Também ressaltou as doenças que são investigadas nas 22 unidades da instituição, situadas em 11 estados do país.

Sobre o MUNI BioPharma Hub, uma iniciativa que combina modernas instalações de ensino para a Faculdade de Farmácia da Universidade de Masaryk, Martin Bares destacou aspectos da infraestrutura de pesquisa de alta qualidade, incluindo o Centro Pré-clínico e o Centro de Medicina Molecular, cujo trabalho atende à Faculdade de Medicina e à Faculdade de Ciências da Universidade de Masaryk. A universidade, atualmente, é formada por 10 faculdades, tem 33 mil estudantes e conta com mais de 150 programas. Parte dos graduandos trabalham no desenvolvimento de medicamentos, comida e cosméticos industriais. Ele também frisou que há um aumento da comunidade brasileira em Brno e há interesse em receber estudantes do Brasil.

O MUNI BioPharma Hub prevê espaços dedicados aos profissionais do Instituto de Ciência da Computação, bem como instalações destinadas ao treinamento científico em pesquisa biomédica, explicou Bares. Essa iniciativa não apenas promete impulsionar a excelência acadêmica, mas também contribuirá para fortalecer a resistência da sociedade tcheca diante de ameaças à saúde, abordando questões relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas.

Para as representantes do Cris/Fiocruz, a possível parceria entre as duas instituições colocará a República Tcheca no mapa da cooperação internacional da Fiocruz. A troca de ideias e informações entre a Fiocruz e a Universidade de Masaryk representa um passo em direção a parcerias internacionais que podem resultar em avanços significativos para a pesquisa biomédica e a inovação científica. O encontro reforçou o compromisso mútuo com o avanço da ciência e da saúde global, ressaltando a importância da cooperação internacional na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados.

Butantan e Fiocruz assinam parceria com Ministério da Saúde para alavancar indústria nacional

Fonte e Foto: Fiocruz

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Abrafarma Celebra 35 anos Com edição Histórica do Future Trends 2026 Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O varejo farma entrou em uma nova era. Sua farmácia entrou junto?

5 de agosto de 2026 Leia mais »

Erros silenciosos que drenam o caixa da farmácia todos os dias

3 de agosto de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Danone lança fórmula infantil premium Aptanutri Profutura Gold

Danone lança fórmula infantil premium Aptanutri Profutura Gold

11 de agosto de 2026
Mais tecnologia no varejo farmacêutico não significa, necessariamente, mais eficiência

Mais tecnologia no varejo farmacêutico não significa, necessariamente, mais eficiência

11 de agosto de 2026
Conexão Farma 2027 confirma datas e reforça papel estratégico para o futuro da cadeia farmacêutica

Conexão Farma 2027 confirma datas e reforça papel estratégico para o futuro da cadeia farmacêutica

11 de agosto de 2026
Varejo farmacêutico movimenta R$ 3,9 bi no 1º semestre de 2026

Varejo farmacêutico movimenta R$ 3,9 bi no 1º semestre de 2026

11 de agosto de 2026
Reino Unido aprova Foundayo, GLP-1 oral da Eli Lilly

Reino Unido aprova Foundayo, GLP-1 oral da Eli Lilly

11 de agosto de 2026