PDV

Guia da Farmácia: edição de agosto debate a venda direta de medicamentos

Revista ouviu algumas das principais entidades que representam o setor e mostrou como ficaria a participação do farmacêutico neste processo

O recente caso da Cimed, que lançou a possibilidade da venda direta de medicamentos ao consumidor, trouxe um sinal de alerta para o setor e foi o tema principal de discussão da edição de agosto do Guia da Farmácia.

Apesar do projeto não ter seguido adiante, ficou a questão: poderia a indústria assumir esse papel? Como ficariam os outros atores envolvidos na cadeia neste cenário? E quais os riscos da dispensação direta para o consumidor?

Para debater o tema, o Guia da Farmácia entrevistou algumas das principais entidades que representam o segmento para que fosse feita uma análise dos aspectos legais que envolveriam esse processo e opinião dos envolvidos. Além disso, a discussão se estendeu para a avaliar o processo inverso, da farmácia desenvolvendo marcas próprias de medicamentos; e da possibilidade de venda desses produtos em supermercados ou marketplaces.

Mas no fim de toda essa discussão, que por vezes é meramente econômica, fica a relevância do papel do farmacêutico nesse processo. Afinal, esse profissional é a garantia de que, na ponta, o usuário de medicamentos terá a dispensação correta, sem o risco de mascarar doenças ou de deixar de advertir esse paciente sobre reações adversas ou interações medicamentosas. Portanto, seja qual for o debate sobre o assunto, a conclusão final é a de que esse profissional precisa ser um elo entre o paciente e o medicamento, para que o processo seja seguro e eficaz.

Clique aqui e adquira já seu exemplar!

Outros destaques da edição de agosto do Guia da Farmácia

guia da farmácia agosto varíola de macacos

Entrevista: em bate-papo exclusivo com o Guia da Farmácia, o diretor-comercial da Forever Liss, Guilherme Gorzoni de Souza, conta os projetos futuros da empresa, novas apostas em cuidados com a pele e estratégia de expansão no canal farma.

Atualidade: causada por um vírus, que pode ser transmitido a seres humanos por meio do contato com animal, pessoa ou material corporal infectado, a varíola de macacos tem colocado os brasileiros em estado de alerta. 

Marketing: ações simples e baratas podem ajudar a aumentar as vendas e conquistar novos clientes na farmácia. Confira 18 dicas.

Amamentação: apesar dos indiscutíveis benefícios do aleitamento, momento tão importante para mamães e bebês também pode vir acompanhado de dúvidas, dores, lágrimas e desafios. Veja como orientá-las no ponto de venda.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Guia da Farmácia: edição de julho aborda o autosserviço inteligente

Clique aqui e adquira já seu exemplar!

Deixe um comentário