Hcor registra aumento de 200% de Covid-19 entre janeiro e fevereiro

Casos da doenã estão aumentando

O Hcor já registrou em seu pronto-socorro, somente em fevereiro, a entrada de 318 novos pacientes infectados pela Covid-19. No mês de dezembro, foram contabilizados 88 casos, e em janeiro, 94, ou seja, um aumento de mais de 200%. O número vem crescendo consideravelmente devido à nova variante JN.1 e à falta de reforço da vacina. Nas semanas entre e após o carnaval, foram contabilizados 215 casos.

Segundo dados da inteligência médica do Hcor, a média de idade dos pacientes infectados por Covid-19 admitidos pelo Pronto-Socorro é de 85 anos, mas a grande maioria não registra quadros graves. Desde janeiro, foram contabilizadas 44 internações decorrentes de entradas pelo PS. Destas, 62% possuem algum tipo de doença cardiovascular, 45% com doença metabólica, 12% com doença renal e 7% possuem alguma neoplasia.

“Infelizmente, a Covid-19 veio para ficar e é necessário que as pessoas continuem tomando o mesmo cuidado de antes. Evitar aglomerações, lavar bem as mãos, higienizar os locais de contato, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir e, principalmente, usar máscara, caso sinta algum sintoma gripal, são os primeiros passos para frear essa nova onda de infecções”, explica Dra. Juliana Oliveira da Silva, infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Centro de Vacinação do Hcor.

A especialista reforça, ainda, a importância de manter o calendário vacinal atualizado com os imunizantes disponíveis nos postos de saúde.

Nova subvariante da covid-19 é identificada em Mato Grosso

Fonte: HCor

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário