Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Saúde

Hidradenite supurativa ganha nova opção de tratamento após aprovação da Anvisa

Por Guia da Farmácia 17 de novembro de 2023 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
hidradenite-supurativa-ganha-nova-opcao-de-tratamento-apos-aprovacao-da-anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 06, a extensão da indicação de secuquinumabe, da Novartis, para o tratamento da hidradenite supurativa (HS). O imunobiológico, que já é aprovado para outras doenças inflamatórias como psoríase em placas, artrite psoriásica, e espondilite anquilosante, traz agora uma nova perspectiva para os pacientes com HS.

A hidradenite supurativa é uma doença dermatológica crônica e inflamatória que tem como principais sintomas a formação de abcessos, fístulas e/ou nódulos que inflamam, causam dor constante, expelem pus, podem gerar mau cheiro e por vezes necessitam até de drenagem. As lesões geralmente se manifestam em áreas como axila, virilha, região perineal e perianal, nádegas e embaixo das mamas. A partir da primeira aparição das feridas, a hidradenite pode evoluir em crises – que podem durar de semanas a meses.

“O diagnóstico precoce é imprescindível para que os pacientes consigam seguir com o tratamento adequado. Por ter sintomas relativamente comuns a outras questões de pele, como acne e furúnculos, o tempo do primeiro sintoma até o diagnóstico da HS pode levar muitos anos, hoje a média é de sete anos até o diagnóstico[v]. O tempo é fundamental para que a pessoa portadora da doença inicie com os cuidados e tenha menos manifestações na pele, evitando a progressão da doença”, comenta o Dr. Wagner Galvão César, dermatologista dos hospitais Alemão Oswaldo Cruz e Sírio-Libanês.

Além dos sintomas físicos, a HS causa prejuízos à qualidade de vida e à saúde mental dos pacientes. Cerca de 42% deles desenvolvem depressão e/ou ansiedade por conta das restrições de movimentos, cicatrizes, bem como pelo estigma, isolamento social e constrangimento, que acompanham a doença. A dor é o sintoma mais comum, relatado por cerca de 97% dos pacientes de HS. Por isso, a aprovação de um novo tratamento aumenta o leque de opções de manejo para essa que é considerada uma das mais desafiadoras doenças de pele.

“Uma nova opção de tratamento traz esperança aos pacientes, em especial os de HS, que levam tantos anos para descobrir uma forma de conviver com a doença e retomar a qualidade de vida. O avanço nos estudos nos permite apresentar um novo olhar sob a perspectiva da doença. É possível ter uma rotina comum e conviver com a doença se o paciente encontra um tratamento adequado”, ressalta Dr. Wagner.

O secuquinumabe é um fármaco imunobiológico, um anticorpo monoclonal que mira na neutralização da IL-17A, uma citocina importante no desenvolvimento de algumas doenças inflamatórias e autoimunes, reduzindo sua contribuição à essas manifestações. Aprovado anteriormente para psoríase em placas em adultos e crianças, artrite psoriásica, artrite idiopática juvenil, espondilite anquilosante e espondilite axial não radiográfica, o medicamento já está disponível nas redes pública e privada para tratar algumas dessas doenças, proporcionando benefícios para milhares de pacientes.

“Mais uma indicação aprovada para o secuquinumabe prova que podemos mudar a vida de pacientes com doenças inflamatórias e melhorar suas condições de vida. Isso nos faz acreditar ainda mais na missão de reimaginar a medicina” ressaltou Felipe Thies, gerente médico de imunologia da Novartis Brasil. Segundo Felipe, a possibilidade de proporcionar uma nova opção de tratamento para os pacientes de HS é uma importante realização para a farmacêutica. “Estar do lado da ciência, estudando novas oportunidades de tratamentos, é buscar cada vez mais respostas para as necessidades não atendidas dos pacientes brasileiros de HS e de diversas outras condições desafiadoras que seguimos estudando e pesquisando. É gratificante e nos dá muito orgulho trazer notícias como esta aprovação”, finaliza Thies.

Acionistas aprovam separação da unidade de medicamentos genéricos Sandoz da Novartis

Fonte e Foto: Novartis

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Avançando com Tecnologia e Inovação Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

Do carrinho à farmácia

1 de dezembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Nova pílula queima gordura e promete efeito de treino sem esforço; entenda

Nova pílula queima gordura e promete efeito de treino sem esforço; entenda

12 de dezembro de 2025
Sanavita lança Soul Zen

Sanavita lança Soul Zen

12 de dezembro de 2025
Hypera avalia compra da Medley

Hypera avalia compra da Medley

12 de dezembro de 2025
Drogal inaugura loja em São Simão (SP) com doação e brindes

Drogal inaugura loja em São Simão (SP) com doação e brindes

12 de dezembro de 2025
Ministério da Saúde define estratégia de vacinação contra dengue

Ministério da Saúde define estratégia de vacinação contra dengue

12 de dezembro de 2025