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HPPC: corrente de comércio cresce 5,2% de janeiro a abril

Apesar do crescimento da corrente de comércio internacional de HPPC, o setor teve leve retração nos primeiros meses de 2024, segundo ABIHPEC

A corrente de comércio (a soma das exportações e importações) do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) alcançou US$ 575,9 milhões de janeiro a abril deste ano, um aumento de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou US$ 547,4 milhões.

No entanto, o saldo comercial neste período foi deficitário em US$ 7,7 milhões, revertendo o superávit de US$ 27,3 milhões registrado nos primeiros quatro meses de 2023, de acordo com dados consolidados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, as exportações do setor de HPPC atingiram o valor de US$ 284,1 milhões, representando uma redução de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023.

Em contrapartida, as importações aumentaram 12,2%, totalizando US$ 291,8 milhões, frente aos US$ 260,0 milhões registrados no primeiro quadrimestre do ano anterior.

Destinos das exportações

Argentina, México e Colômbia são os países que mais recebem exportações do Brasil, tendo participação de 15,3%, 8,0% e 7,1% no volume total exportado, respectivamente.

Entretanto, de janeiro a abril de 2024, as relações comerciais com a Argentina tiveram uma retração de 24,3% em valor de exportação, em consequência da crise econômica que este país enfrenta e por sua necessidade de buscar a recomposição de reservas em dólares, uma vez que a Argentina, ainda vem impondo barreiras que dificultam o pagamento de importação de produtos brasileiros, incluindo bens do setor de HPPC.

Na análise do ranking dos 10 principais países de destino exportador, a ABIHPEC destaca Portugal e Estados Unidos, que respectivamente tiveram crescimento de 153,8% e de 24,3% em valor exportado pelo Brasil.

Para a entidade, isso se deve a manutenção das exportações, principalmente de produtos para cabelos para estes mercados, sendo os EUA o principal pais das exportações desta categoria de produtos nos primeiros quatros meses de 2024.

O desiquilíbrio pontual do saldo da balança nestes primeiros quatro meses do ano em comparação ao mesmo período de 2023, resulta de demandas adicionais em informações complementares para a liberação das importações por parte da RFB, em relação aos bens da categoria de fragrâncias, e a expectativa do setor é que no mês de maio o montante de importação possa retornar ao padrão médio para itens desta categoria.

Produtos e categorias de destaque

No quadrimestre, as categorias que mais se destacaram nas exportações foram os produtos para cabelos (US$ 67,8 milhões), sabonetes (US$ 48,8 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 24,0 milhões).

De acordo com a entidade, ainda existem desafios a serem superados para que obstáculos relacionados à infraestrutura logística possam ser superados, bem como, políticas voltadas para o comércio internacional que venham a contribuir para maior competitividade no acesso dos produtos do setor de HPPC brasileiros ao mercado externo.

Apesar dos desafios enfrentados no fechamento da balança comercial de HPPC para o primeiro quadrimestre, a ABIHPEC mantém uma perspectiva otimista para os próximos meses, esperando que as exportações recuperem seu ritmo de crescimento e possam dessa forma, seguir contribuindo para o fortalecimento do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Fonte: ABIHPEC

Foto: Shutterstock

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