Exclusivo: 5 caminhos para aumentar as vendas de HPPC em farmácias

As categorias de HPPC vem ganhando cada vez mais espaço na cesta de compras dos shoppers e, consequentemente, gerando mais faturamento ao varejo farmacêutico

Em 2023, a Euromonitor International divulgou novos dados sobre o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) no Brasil e revelou que o País possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Durante a Semana ABIHPEC de Mercado 2023, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi apresentado um estudo internacional, The Future Of Beauty E-commerce 2023. O estudo apontou que 73% dos consumidores de HPPC estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços personalizados. Além disso, a exclusividade de artigos personalizados também desperta o interesse de 74% dos milennials. Ainda de acordo com a análise, experiências personalizadas levam 44% dos consumidores a repetir a compra.

Otimismo

Se as estatísticas são positivas, a opinião de especialistas em varejo segue o mesmo caminho.  A Head de Operações da AGR Consultores, Priscila Saad, diz que contemplando grande diversidade de produtos e aplicações, as categorias de HPPC ganha cada vez mais espaço no share of wallet dos shoppers e, consequentemente, geram mais faturamento aos vendors. “O shopper, durante a pandemia, voltou maior atenção aos cuidados pessoais, sejam eles relacionados à saúde ou estéticos, e desde então vem mantendo esse comportamento”, comenta.

Ela ainda afirma que a busca por produtos inovadores também é uma característica do shopper, seja por embalagens eco-eficientes ou novos componentes com melhor performance. “Quanto maior o benefício prometido pelos produtos, melhor o valor agregado percebido pelo shopper, e portanto, melhor o tíquete médio”, diz.

5 pontos de atenção no PDV

 Priscila Saad, da AGR Consultores, apontou cinco caminhos para ter bons resultados com HPPC em farma. Acompanhe:

  1. Exposição

A beleza e o bem-estar procurados pelo consumidor não podem estar apenas “dentro” dos produtos. Estes atributos precisam compor a exposição nas gôndolas, em espaços de demonstração, sendo convidativos, gerando interesse, promovendo sensação de bem-estar e conforto. A experiência de compras deve “acompanhar” a essência destas categorias.

  1. Mix de produtos e marcas

O mix de produtos e marcas precisa observar, obviamente, a localização das lojas e as características do shopper. Fator de sobrevivência é conhecer o perfil do shopper e, então, a fórmula de sucesso é DADOS de qualidade, ANALYTICS bem aplicado = mais vendas.  Quanto mais inteligência é aplicada, maiores serão os acertos na definição de mix.

Atualmente, o mercado oferta soluções bastante acessíveis para trabalhar este aspecto. Quando não se baseia em dados, perde-se agilidade na tomada de decisão sobre quais marcas expor, qual a profundidade de cada categoria, entre outros aspectos.

  1. Comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente é efetiva quando o vendedor entende e respeita suas preferências de contato. Por exemplo, a comunicação deve ser oportuna, usando o melhor formato e focando em temas relevantes: se o cliente nunca compra xampu anti-caspa, a loja não deve fazer bombardeios com promoções deste tipo de produto; mas se é um heavy-user de produtos 3×1 e está recebendo produtos de novas marcas, com inovação, ou algum outro diferencial, este seria o alvo para o envio de comunicados.

  1. Compra por impulso

Para sair da tradicional exposição de produtos complementares e/ou substitutos em gôndolas de maior fluxo ou nas prateleiras próximas ao caixa, Data Analytics também pode contribuir, como por exemplo, analisar as “cestas de compras” e indicar produtos complementares com base em histórico de compras. Esta funcionalidade é usada, de forma bastante recorrente em lojas online.

      5. Como planejar promoções sem errar

Desenvolver e executar campanhas promocionais com maior assertividade, envolve alguns passos fundamentais:

  1. Elaborar a estratégia: quais resultados a promoção deve entregar, como por exemplo, reduzir estoque, alavancar venda de outro produto ou categoria, impulsionar determinada marca ou categoria, entre outros;
  2. Sortimento e preços: definir os produtos e volumes que entrarão na promoção, precificação a ser praticada, margem esperada;
  3. Campanha: avaliar estoque e abastecimento necessário para suportar o período de campanha; se será em parceria com a indústria ou não, se haverá algum fornecimento de brinde ou serviço e qual a validade, como por exemplo, ao comprar o kit de maquiagem X o cliente recebe um voucher para uma make-up experience válido até determinada data;
  4. Ação prática: preparar material promocional e comunicação;
  5. Análise final: avaliar resultados e pontos de melhoria.

 

Foto: Shutterstock

Setor de HPC fecha 2023 com valor recorde de exportações, alcançando US$ 911,2 milhões

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