Indústria farmacêutica e farmoquímica confirma projeções de crescimento em 2023

Entenda mais sobre as projeções de crescimento da indústria farmacêutica, de acordo com o Grupo Farmabrasil

O setor farmacêutico e farmoquímico reagiu de forma positiva ao cenário econômico de 2023 e confirma a tendência de crescimento para o ano, na contramão da indústria da transformação como um todo. No mês de outubro, foi responsável por movimentar R$ 9,97 bilhões, um crescimento de 9,1% sobre outubro do ano anterior e de 2,5% em relação ao mês de setembro de 2023.

No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, o resultado também foi positivo, e o faturamento alcançou R$ 98,57 bilhões. Comparado ao mesmo período de 2022, o aumento chegou a 11%. Os dados constam de pesquisa realizada pela consultoria IQVIA para o varejo farmacêutico, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outro sinal importante foi apontado pela pesquisa mensal industrial do IBGE, que também mostra evolução dos indicadores da indústria de produtos farmoquímicos e farmacêuticos de 6% no acumulado dos oito primeiros meses de 2023, ante 2022, em igual período. Resultado que superou a indústria da transformação que registrou queda de 1%.

A justificativa para os dados positivos pode ser atribuída à evolução de vários indicadores, entre os quais: utilização da capacidade instalada, produção, número de empregados e demanda.

“Os resultados mostram que essa forte expansão da produção da indústria farmacêutica e farmoquímica terá continuidade, e que o setor é estratégico para o País. Uma indústria que investe em pesquisa, inovação, e gera os melhores empregos, deve ter prioridade na agenda de neoindustrialização”, comentou Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo FarmaBrasil.

Os números embasam o otimismo do setor em relação à expectativa da demanda para o final de ano registrado pelo indicador CNI. O índice de evolução da produção registrou 51,7 pontos em outubro, mostrando um cenário positivo nessa reta final de 2023.

Grupo FarmaBrasil comemora aprovação de lei sobre pesquisas clínicas no país

Fonte: Grupo FarmaBrasil

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário