Anvisa alerta para ausência de intercambialidade entre diferentes apresentações de claritromicina 500 mg comprimidos

Em 25/10/2023, a agência publicou um alerta para a ausência de intercambialidade entre a claritromicina comprimido de liberação prolongada klaricid® ud 500 mg e as claritromicinas 500 mg comprimidos de liberação imediata

A ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA vem por meio deste texto comentar a respeito da NÃO INTERCAMBIALIDADE entre o medicamento Klaricid® UD 500 mg – claritromicina em comprimidos revestidos de liberação prolongada (Medicamento de Referência Anvisa) com as demais apresentações do produto claritromicina comprimidos de liberação imediata, genérico ou Similar, atualmente comercializadas no Brasil.

  • Klaricid UD® 500 mg (claritromicina) – Medicamento de Referência: comprimido revestido de liberação prolongada (possui uma camada de revestimento especial que garante a liberação gradual do princípio ativo), com posologia para ingestão oral 01 (uma) vez ao dia.
  • Claritromicina 500 mg – Medicamento Similar ou Genérico: comprimido revestido que não possui a camada de revestimento especial e, portanto, proporciona uma liberação imediata do princípio ativo, com posologia para ingestão oral 02 (duas) vezes ao dia.

Na publicação da Anvisa, é reforçado pela Agência que a substituição entre os referidos produtos pode comprometer o tratamento de infecções e também esclarece que as claritromicinas na forma farmacêutica comprimido revestido de liberação imediata 500 mg e a claritromicina comprimido revestido de liberação prolongada Klaricid® UD 500 mg não são equivalentes terapêuticos, bem como que a troca desses produtos é incorreta, uma vez que eles não são intercambiáveis.

É importante ressaltar que o uso indevido dos produtos pode trazer prejuízos ao tratamento e contribuir para o desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos. A Anvisa reforçou que não seja realizada a substituição da claritromicina comprimido de liberação prolongada Klaricid® UD 500 mg por nenhuma claritromicina comprimido de liberação imediata 500 mg ou vice-versa, seja no momento da prescrição, dispensação ou uso do produto.

Deve-se ter em mente que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. De forma a minimizar os riscos do produto, é fundamental que o medicamento seja utilizado de forma correta, seguindo as orientações presentes em cada bula.

Desta forma, reiteramos que Klaricid® UD 500 mg comprimidos revestidos de liberação prolongada é um Medicamento de Referência exclusivo nesta forma farmacêutica e que, até o momento, não há nenhum medicamento disponível no mercado nacional que seja com ele intercambiável.

O Alerta, a Lista de Medicamentos Similares Intercambiáveis e a Lista de Medicamentos de Referência estão disponíveis no site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/pt).

A Abbott ainda salienta que a ocorrência de eventos adversos a medicamentos deve ser notificada à Anvisa através do VigiMed ou pelos contatos do Abbott Center (0800 703 1050 [email protected]).

Referências: Anvisa. Item Alerta, 2023. Disponível em: antigo.anvisa.gov.br/novahome/-/asset_publisher/0tCLJ0fvWFWI/content/a-anvisa-alerta-para-a-ausencia-de-intercambialidade-entre-a-claritromicina-comprimido-de-liberacao-prolongada-e-a-claritromicina-comprimido- de-libera/33868inheritRedirect=false#:~:text=Anvisa%20refor%C3%A7a%20que%20n%C3%A3o%20seja,deve%20ser%20notificada%20no%20VigiMed. Acesso em: 07/03/2024.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Este conteúdo é uma produção do Guia da Farmácia para Abbott e não faz parte do conteúdo jornalístico do veículo.

É hora de inovar

Edição 377 - 2024-04-01 É hora de inovar

Essa matéria faz parte da Edição 377 da Revista Guia da Farmácia.